Arte postal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de arte postal
Arte postal (luva perfumada) de Guy Bleus, 1980

A arte postal, também conhecida pela expressão inglesa mail art, é uma forma de arte que utiliza objetos relacionados ao correio como meio.[1]

O termo arte postal pode se referir a uma mensagem individual, o meio pelo qual ela é enviada, ou a um gênero artístico. Muitas vezes ela é também referida em inglês como Correspondence/Mail Art (CMA).

Ela se iniciou em meados do Século XX na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nas décadas de 1970 e 1980.[2]

Artistas postais tipicamente trocam efêmeras na forma de cartas ilustradas, fanzines,[3] envelopes decorados ou ilustrados, cartões postais, objetos tridimensionais, etc.

Uma rede internacional de arte postal amorfa envolvendo milhares de participantes em mais de cinquenta países desenvolveu-se entre as décadas de 1950 e 1990.

Ela foi influenciada por outros movimentos, como o Dadaísmo e o Fluxus.

Uma ideia da arte postal é a de troca sem comércio; a arte postal inicial era, em parte, uma esnobada de galerias de arte, show de jurados, e exclusividade em arte.

Um dito no movimento de arte postal é "remetentes recebem" ("senders receive"), significando que alguém não deve esperar receber arte postal a menos que participe ativamente do movimento. Nos anos 90,com o advento da internet comercial , a arte-postal passou a ser utilizada sob uma nova visão de participação através do e-mail e dos sistemas de compartilhamento de opiniões.

Referências

  1. «Arte postal: Correspondência com valor artístico». UOL. Consultado em 23 de dezembro de 2020 
  2. Mail-Art: A (R)evolução de Darwin, autor: Museu da Ciência
  3. «Zine: aprenda a fazer uma revista independente». www.imbituba.sc.gov.br. Consultado em 27 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arte postal
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço relacionado ao Projeto Arte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.