Artesunato/pironaridina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artesunato/pironaridina, vendido sob a marca Pyramax, é uma combinação de dose fixa de medicação para o tratamento da malária. Pode ser usado para malária de tipo P. falciparum e P. vivax. Ele combina artesunato e pironaridina. Ele é tomado por via oral.[1]

A combinação é geralmente bem tolerada. Efeitos secundários podem incluir dor de cabeça, vómitos ou tosse. O uso em pacientes com grave doença hepática ou doença renal não é recomendado. O seu uso não é geralmente recomendado no início da gravidez. Contudo, não existem outras opções de tratamento e pode salvar a vida das mães se for usado. Os dois componentes trabalham através de mecanismos diferentes.

É um dos medicamentos da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os mais eficazes e seguros medicamentos necessários num sistema de saúde.[2] Em 2010, o custo de um tratamento nos países em desenvolvimento foi entre 0,55 e 2.18 USD.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "o pyramax 180 mg/60 mg comprimido revestido por Película" (PDF). EMA. Página Visitada Em 13 De Dezembro De 2017.
  2. "da Lista Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais (20 Lista)" (PDF). Organização Mundial De Saúde. De março de 2017. Página Visitada Em 29 De Junho De 2017.
  3. "pedido de inclusão na Lista Modelo da OMS de medicamentos essenciais" (PDF). QUE. De novembro de 2010. Página Visitada Em 29 De Junho De 2017.