Artigo Primeiro da Constituição dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A primeira página da Constituição inclui a primeira parte do Artigo Primeiro.
A segunda página da Constituição inclui a parte final do Artigo Primeiro.

O Artigo I da Constituição dos Estados Unidos da América (cuja data de aprovação data de 1788) declara o estabelecimento do poder legislativo do Governo Federal dos Estados Unidos, representado pelo Congresso, que inclui uma Câmara dos Representantes e um Senado. O mesmo artigo estabelece o método de eleição e os requisitos dos membros de cada câmara. Expõe ainda o procedimento legislativo e enumera as atribuições concedidas ao poder legislativo. Por último, estabelece limites aos poderes federais e a cada estado membro.

Os três primeiros artigos da Constituição tratam, respectivamente, cada um dos três poderes do Governo federal. O legislativo é estabelecido no primeiro artigo, o poder executivo em segundo e o poder judicial em terceiro.

O Artigo Primeiro é o mais extenso dos sete artigos que conformam o texto constitucional original. De modo distinto do resto do articulado, as emendas ao Artigo Primeiro estão restringidas de forma explícita pela Constituição. Por exemplo, nenhuma emenda anterior a 1808 podia afectar a primeira ou a quarta cláusulas da secção nove. A primeira cláusula impedia que o Congresso proibisse o comércio de escravos até 1808; a quarta impedia qualquer tipo de imposto directo que não fosse repartido entre os diferentes Estados, de acordo com a sua população. Além disso, a Constituição exclui a possibilidade de o Congresso privar um Estado de contar com una representação equitativa no Senado, sem o consentimento desse Estado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Artigo Primeiro da Constituição dos Estados Unidos