Artur Eduardo Benevides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Artur Eduardo Benevides
Nascimento 25 de julho de 1923
Pacatuba,  Ceará
Morte 21 de setembro de 2014 (91 anos)
Fortaleza,  Ceará
Nacionalidade brasileiro
Ocupação poeta
ensaísta
contista

Artur Eduardo Benevides (Pacatuba,  25 de julho de 1923Fortaleza, 21 de setembro de 2014) foi um poeta, ensaísta e contista brasileiro, com mais de quarenta livros publicados.

Foi eleito, em 1985, o Príncipe dos Poetas Cearenses, título já detido pelo Padre Antônio Tomás, por Cruz Filho e por Jáder de Carvalho. Bacharel em Direito e em Letras, foi professor titular da Universidade Federal do Ceará.

Foi membro da Academia Cearense de Letras, tendo sido seu presidente entre 1995 e 2005); da Academia Cearense de Língua Portuguesa e da Academia Fortalezense de Letras, integrante, também, do Grupo Clã. Em 2000 foi derrotado em eleição para a Academia Brasileira de Letras pelo escritor Ivan Junqueira.

Artur Eduardo Benevides obteve mais de trinta prêmios literários[1], destacando-se a Bienal Nestlé de Literatura, em 1988.

Para comemorar os 80 anos do poeta, em 2003, o escritor José Luís Lira escreveu o livro "O Poeta do Ceará - Artur Eduardo Benevides", com sua biografia e trechos principais de sua obra. O livro saiu com o selo da Academia Fortalezense de Letras, da qual José Lira é fundador juntamente com Matusahila Santiago e Artur Eduardo Benevides o Presidente de Honra.

Faleceu em 21 de setembro de 2014, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.[2]

Referências

  1. «Os Membros da Academia Cearense de Letras de ontem - Artur Eduardo Benevides». Consultado em 23 de novembro de 2014 
  2. «Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides». 21 de setembro de 2014. Consultado em 23 de novembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.