As Aventuras de Gui & Estopa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
As Aventuras de Gui & Estopa
Las Aventuras de Gui & Estopa (ES)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia
Duração 2-3 minutos (aprox.)
Criador(es) Mariana Caltabiano
Desenvolvedor(es) Ancine
Patrocinador(es):
Oi (Temp. 2-3)
Volkswagen (Temp. 2-3)
Brasil Telecom (Temp. 1)
Comgás (Temp. 4)
País de origem  Brasil
 Argentina
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Mariana Caltabiano
Vozes de Mariana Caltabiano
Eduardo Jardim
Arly Cardoso
Localização  Rio de Janeiro,  Brasil
Exibição
Emissora de televisão original BrasilArgentina Cartoon Network
Brasil TV Cultura
Formato de exibição HDTV 1080p / Adobe Flash
Transmissão original 2006 (episódios pilotos)
2009 - presente
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 9 (pilotos)
79
(lista de episódios)

As Aventuras de Gui & Estopa é uma série de desenho animado criada pela animadora e escritora Mariana Caltabiano, e baseada no filme de mesmo nome lançado em 2008. A série é exibida pelo Cartoon Network Brasil desde 2009, e recentemente está sendo exibida também pela TV Cultura aos sábados no programa Quintal da Cultura no começo de 2012.

Os personagens foram originados do site infantil Iguinho, pertencente a Ig, do qual o personagem Gui levava o nome do site.

Em 2015, a série retornou com novos episódios pelo Cartoon Network.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série narra as desventuras de Gui e Estopa, dois jovens cães antropomórficos e seus amigos a cadela Cróquete, o pitbull Piti Burro, a menina Fifi e o rato Riba.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Gui - Um jovem westie terrier branco. Ele é o principal protagonista aparecendo em quase todos os episódios. É um garoto agitado e por vezes até nervoso e histérico, mas que adora brincar com seus amigos. Seus melhores amigos são Estopa, Cróquete (sua namorada) e Piti (embora sejam como rivais as vezes). Originalmente quando foi criado o seu nome era Iguinho e era um filhote comum com um boné vermelho na cabeça.
  • Estopa - Um cachorro gordo e de pelos cinzentos (originalmente azulados) amigo de Gui. Ele tem obsessão por comer bastante e sempre pensar em comida. É o mais ingênuo e bobo da turma normalmente deixando se levar pelo que os outros dizem. Ele costuma usar tênis tanto nos pés quanto nas mãos. Embora seja considerado um garoto da mesma idade de Gui, quando criado aparentava ser mais velho.
  • Cróquete Spaniel - Uma cadela da raça Cocker spaniel inglês muito bonita que é namorada de Gui. Ela é a garota que mais aparece ao lado de Gui e seus amigos. Originalmente foi criada para ser interesse amoroso de Gui (e Piti as vezes), porém na versão atual ela é mostrada apenas como uma amiga, entretanto, na terceira temporada, começa a namorar Gui. Suas orelhas peludas de cor castanha aparentam-se com um cabelo comprido. Ela usa uma coleira de coração no pescoço e é prima de Róquete. Sempre fala com uma voz sobrecarregada.
  • Piti - Um Pitbull valentão que é amigo e rival de Gui. Ele é grosso e mal educado parecendo querer competir com Gui constantemente. Originalmente ele era o antagonista das histórias, mas nas histórias atuais é amigo de Gui embora continue com sua personalidade arrogante e as vezes tenta agir como um valentão sem sucesso. Possui uma paixão por Pitibela. Tem um irmão mais novo chamado Pitibalinha. Ele usa um gorro rosa e usa uma coleira com espinhos. Nas animações antigas era chamado de Pitiburro fazendo alusão a sua falta de inteligência, porém nos episódios modernos ele é frequentemente chamado de Piti.
  • Dona Iguilda - É como os amigos de Gui chamam a mãe de Gui. Ela é extremamente semelhante ao filho, com o diferencial de ter cabelo e usar roupas. Aparentemente é viúva, pois seu marido nunca foi visto ou mencionado em nenhum episódio. Tem uma voz meio esganiçada.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Fifivelinha - Uma menina humana. Quando foi criada nas animações do site Iguinho ela era uma garota ingênua e agressiva que frequentemente corria atrás dos cachorrinhos procurando enfeitá-los e apertá-los como brinquedinhos (semelhante a Felícia de Tiny Toon), mas como na versão moderna os personagens ficaram com características humanas ela mudou sua personalidade para uma pré-adolescente fashionista que perturba Gui atrás de colocá-lo na linda da moda. Ela também fez um cameo em uma cena do filme Brasil Animado.
  • Ribaldo "Riba" - Uma rato resmungão amigo de Gui e Estopa. Ele aparece em poucos episódios e veste uma bermuda jeans. É um dos personagens que estão presentes desde as animações do site Iguinho.
  • Róquete Spaniel - Prima mais velha de Cróquete. Ela é francesa e é rica muito patricinha que tem nojo de pessoas nojentas e pobres. Se mudou para a casa da prima no final da primeira temporada e desde então passou a aparecer como uma personagem frequente nos demais episódios. Sempre se locomove flutuando com seus saltos altos modernizados.
  • Professora Jararaca - É a professora de Gui e seus amigos. Como diz o seu nome ela é uma cobra Jararaca. Ela é muito maldosa, frequentemente grita com os alunos e dá notas baixas para eles na escola.
  • Pitibela - Namorada do Piti. Ele é muito semelhante a Piti, também sendo uma pitbull. Aparentemente é amiga da Cróquete. Tem uma voz muito masculina.
  • Pitbalinha - Irmão mais novo do Piti. Praticamente um clone do irmão usando o mesmo gorro rosa, porém vestindo um vestido laranja. Ele apareceu pela primeira vez no final do episódio "O Irmãozinho", mas sua aparição mais significativa foi no episódio "Concurso de Bolos".
  • Jaiminho - Um porco aluno da escola de Gui que mudou de escola por causa da Professora Jararaca, e depois voltou.
  • Nerdson - O vizinho de Gui que como o nome sugere é um garoto nerd. Aparece no episódio "Nerdson" onde tenta chantagear Gui para se passar como popular.
  • Irmãozão - É um cachorro grande e forte que se tornou irmão de Gui no episódio "O Irmãozinho". Ele é muito infantil e tem uma voz estrondosa. Reapareceu em alguns episódios da segunda temporada. Seu nome nunca foi revelado.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Vozes[editar | editar código-fonte]

Voz original Brasil Personagem
Eduardo Jardim Stress, Relax (no filme de mesmo nome), Estopa, Pitiburro
Mariana Caltabiano Gui, Cróquete, Fifivelinha, Róquete Spaniel, Dona Iguilda
Arly Cardoso Rato Riba

Transmissão[editar | editar código-fonte]

País Emissora(s) Título
Brasil Brasil TV Cultura As Aventuras de Gui & Estopa
Cartoon Network
Tooncast
Boomerang
Argentina Argentina Tooncast
Boomerang
Las Aventuras de Gui & Estopa
Paraguai Paraguay
Venezuela Venezuela
Uruguai Uruguay
Panamá Panamá
México México
Bolívia Bolivia
Porto Rico Puerto Rico
Colômbia Colombia
Honduras Honduras
Equador Ecuador
Chile Chile
Costa Rica Costa Rica

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]