As Aventuras do Capitão Cueca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
As Aventuras do Capitão Cueca(br) / As Aventuras do Capitão Cuecas (pt)
Autor (es) Dav Pilkey
Idioma inglês
Género livro infantil
Ilustrador Dav Pilkey
Tradutor Clara Lacerda
Editora Cosac Naify (Brasil) e Gradiva (Portugal)
Lançamento 4 de março de 2004
ISBN ISBN 85-7503-010-8

The Adventures of Captain Underpants (no Brasil, As Aventuras do Capitão Cueca) é uma série de livros dedicado ao público infantil, criado pelo escritor estadunidense Dav Pilkey.

Dav Pilkey criou suas primeiras histórias em quadrinhos quando frequentava o ensino fundamental. Em 1997 escreveu e ilustrou As Aventuras do Capitão Cueca, o primeiro volume de uma série que teve mais sete livros, e se tornou um grande sucesso em diversos países do mundo.

Com vários leitores assíduos em vários países, a colecção de livros consagrou Pilkey como um dos mais afamado escritores de livros infantis da literatura contemporânea.

História[editar | editar código-fonte]

George e Harold, os protagonistas, são dois meninos, muito traquinas, que estão na quarta série da escola primária. Eles criam um clube chamado Quadrinhos na Casa na Árvore S/A. Donos de uma imaginação muito fértil, a usam para criar um novo super-herói, o Capitão Cueca, e vender os seus livretes por um preço módico no recreio da [escola] que frequentam.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Livros do Capitão Cueca[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada: 2005-2006[editar | editar código-fonte]

# Título Data da Estréia Código de Produção
01 "As aventuras do Capitão Cueca (The Adventures of Captain Underpants)" Brasil 2008 101
Retomando um pouco a história desta série de enorme sucesso: basta um "estalo" para que o ranheta do Sr. Krupp, diretor da Escola Primária Jerome Horwitz, se transforme no todo poderoso e simpático Capitão Cueca, e salve a humanidade de mais um inimigo monstruoso (e melequento). Nesta sexta aventura, ele enfrenta o Menino Biônico Meleca Seca e as Repugnantes Melecas de Narina. Desta vez, seus companheiros Jorge e Haroldo, criadores do Capitão Cueca, estarão em verdadeiros apuros. E o grande inimigo será o amigo de sala, o jovem cientista maluco Melvin Sneedly, que nunca foi tão amigo assim. Estreia na tradução do inglês o jovem Daniel Schiller, de 12 anos. 
02 "Capitão Cueca e o ataque das privadas falantes (Captain Underpants and the attack of private speakers)" Brasil 2008 102
Jorge e Haroldo tiram cópias de um gibi que fizeram sobre privadas falantes. Porém, em vez de papéis, a máquina copiadora despeja um exército de privadas que querem devorar alunos e professores, acabando com a feira de ciências da escola. É hora de chamar o Capitão Cueca. 
03 "Capitão Cueca e a invasão das incrivelmente malvadas garotas da cantina do outro planeta (Captain Underpants and the invasion of the incredibly evil girls canteen's another planet)" Brasil 2008 103
Os amigos Jorge e Haroldo metem-se numa grande encrenca ao tentar usar uma experiência científica como receita de biscoitos. Eles quase levam a terra inteira ao domínio de um exército de perversos zumbis nerds. 
04 "Capitão Cueca e o perigoso plano secreto do professor Fraldinha Suja (Captain Underpants and the dangerous secret plan of teacher Poopypants)" Brasil 2008 104
No quarto volume da coleção, o herói terá de enfrentar Fraldinha Suja, o professor de Ciências que, por causa de seu nome, é impiedosamente ridicularizado por seus alunos. Para se vingar, o mestre inventa um terrível plano para dominar o mundo. 
05 "Capitão Cueca e a fúria da facinorosa mulher tentacular (Captain Underpants and the wrath of criminals woman tentacular" Brasil 2008 105
Os garotos têm de enfrentar a fúria da sra. Ribble, uma professora que só fala com verbos no imperativo: "Calem-se!", "Parem de me irritar...", "Vão pro inferno!". Depois de tomar por acidente o "suco extraforte", a mestra se transforma numa monstra que, em lugar de cabelos, possui tentáculos, como um polvo. 
06 "Capitão Cueca e a grande e desagradável batalha do menino biônico Meleca Seca - parte 1 (Captain Underpants and the big and nasty battle bionic boy Drought Meleca - parte 1)" Brasil 2008 106
Jorge e Haroldo estão numa situação pegajosa. A última estripulia deles deixou o nerd Melvin Sneedly tiririca, e o menino mal pode esperar para dar o troco. Mas, quando Melvin se transforma num supermenino biônico, as coisas ficam bastante malcheirosas - e assim nasce o Menino Biônico Meleca Seca! Será que o Capitão Cueca vai vencer esse monstro grudento? 
07 "Capitão Cueca e a grande e desagradável batalha do menino biônico Meleca Seca - parte 2 (Captain Underpants and the big and nasty battle bionic boy Drought Meleca - parte 2)" Brasil 2008 107
O sexto volume da coleção contou a primeira parte de uma história cheia de reviravoltas, na qual Jorge e Haroldo derrotaram o Menino Biônico Meleca Seca. Mas os heróis se esqueceram dos patifórios Robôs Melequentos Ridículos. Para acabar com esses monstrengos, pedem ajuda ao sr. Krupp, a Melvin e ao hamster biônico. Assim, todos vão parar no misterioso e desaparecido Mundo do Dia Antes de Ontem. 
08 "Capitão Cueca e a sina ridícula do povo do Penico Roxo (Captain Underpants and the fate of the people of ridiculous Penico Purple)" Brasil 2008 108
Na aventura anterior, Jorge e Haroldo levam o pterodátilo Bolacha de volta para a sua época, mas ignoram o conselho de Melvin: não usar a máquina do tempo, criada a partir de um penico roxo, por dois dias seguidos. Neste volume, o feitiço vira contra o feiticeiro. Nossos amigos vão parar em um mundo ao contrário, onde o diretor Sr. Krupp é bonzinho, a cantina tem cheiro de comida e o professor de ginástica não castiga as crianças. E há, também, uma outra versão de Jorge e de Haroldo, os malvados da escola. Até o hamster Sulu, transformado em um grande monstro pelos meninos do mal, os avós de Jorge e Haroldo e o Professor Fraldinha Suja participarão desta história. 
09 "As aventuras do Superbebê Fraldinha (The Adventures of Super Diaper Baby)" Brasil 2008 109
Após o enorme sucesso dos títulos da coleção Capitão Cueca, chega ao Brasil uma criação inteiramente produzida pelas mentes doentias de Jorge e Haroldo. Eles são proibidos de escrever gibis sobre o famoso herói de cuecas. Para piorar, o diretor do colégio, sr. Krupp, os obriga a redigir um texto de cem páginas sobre boa cidadania. Após muito refletirem, Jorge e Haroldo decidem criar um novo personagem: o Superbebê Fraldinha. 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]