As Irmãs Makioka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As irmãs Makioka (Sasameyuki, 細雪?) é um livro do escritor Junichiro Tanizaki publicado de 1943 a 1948. Traça o perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930, abordando uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais. O livro retrata a vida de uma abastada família da região de Quioto e Osaka vivendo sob o impacto da Segunda Guerra Mundial.

As irmãs que dão nome ao livro, Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko, unem-se na tentativa de casar uma delas, prestes a completar trinta anos. A "solteirona" do enredo, Yukiko, representa a inércia das relações e, ao mesmo tempo, a força da tradição.

A caçula Taeko, que também tem intenções de se casar, precisa esperar que as mais velhas se casem primeiro. A personagem Taeko representa um Japão mais aberto à modernização dos costumes.

Os primeiros capítulos de As irmãs Makioka foram publicados originalmente em 1943, mas foram censurados pelo governo, que considerou o livro inadequado para o período turbulento. Tanizaki continuou escrevendo e acabou bancando o primeiro lançamento do livro, em 1944. Sob o mesmo título, a obra foi adaptada para o cinema em 1983 sob direção de Kon Ichikawa.

Um marco da literatura moderna japonesa,este romance,escrito sob o impacto da Segunda Guerra, retrata o cotidiano de uma típica família nipônica conservadora, encenando uma sutil discussão dos costumes, da cultura e das relações sociais japonesas tradicionais. A obra expõe os conflitos entre valores japoneses e ocidentais, bem como o impacto da modernização do país nas relaçoes pessoais.

Diferentemente de suas outras obras As Irmãs Makioka de Tanizaki deixa de lado aspectos como a sensualidade e o fetichismo típico de suas outras obras.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.