Asaphus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAsaphus
Asaphus lepidurus
Asaphus lepidurus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Trilobita
Ordem: Asaphida
Família: Asaphidae
Gênero: Asaphus
Algumas Espécies
A. broggeri

A. kowalewskii
A. lepidurus
A. platyurus

Asaphus foi um gênero de trilobites, que é conhecido do Baixo (Alto Arenig) e Médio Ordovícico do noroeste da Europa (Suécia, Estônia, Área São Petersburgo).[1] Existiu no período Ordoviciano, há cerca de 504 a 441 milhões de anos.

Características[editar | editar código-fonte]

Os Asaphus mediam entre 3 e 17 cm de comprimento (A. platyurus tinha em média 10 cm), viviam em ambientes bentônicos e eram necrófagos, ou seja, se alimentavam de carcaças. A característica mais marcante nestes trilobites eram os olhos pedunculados, isto é, sobre antenas, indicando que o animal poderia move-los de forma independente um do outro (como fazem o atual camaleão), podendo olhar com um em cada direção, esta característica certamente o permitia perceber a aproximação de predadores por qualquer ângulo.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Existem cerca de 30 espécies classificadas neste gênero, sendo a mais antiga a Asaphus broggeri, da qual se acredita terem se originado as demais. Todas as espécies desapareceram na extinção massiva no final do período Ordoviciano.

Referências

  1. Martin Stein & Jan Bergström (2010). «Some lower Middle Ordovician species of Asaphus (Trilobita) from Sweden». GFF. 132 (2): 105–116. doi:10.1080/11035897.2010.486478 
Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.