Asma al-Assad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Asma al-Assad
Nascimento 11 de agosto de 1975 (40 anos)
Londres, Inglaterra
Nacionalidade Síria síria
Cônjuge Bashar al-Assad (2000 - atualmente)
Filho(s) Hafez
Karim
Zein

Asma al-Assad, em árabe: أسماء الأسد (Londres, 11 de agosto de 1975) é a primeira-dama da Síria. Nascida em Acton, Londres, em uma família que havia imigrado para o Reino Unido a partir de Homs, na Síria. Casou-se com o presidente Bashar al-Assad, em dezembro de 2000, tendo desenvolvido a sua carreira em bancos de investimento.

Nascida Asma Fawaz al-Akhras (em árabe: أسماء فواز الأخرس), Asma é filha do cardiologista Fawaz Akhras e da diplomata aposentada Sahar Otri al-Akhras. Asma cresceu em Acton, onde frequentou uma escola da Igreja Anglicana.[1] Terminou seus estudos no Queen's College, em Londres. Seu ensino superior foi concluído no King's College de Londres e graduou-se em 1996 com uma licenciatura em Ciência da Computação e um diploma em literatura francesa.[2] Depois da faculdade, Asma começou a trabalhar para a Deutsche Bank na divisão de gestão de fundos com clientes na Europa e no Extremo Oriente. Em 1998, juntou-se a divisão do banco de investimentos da J. P. Morgan, especializada em fusões e aquisições de empresas farmacêuticas e de biotecnologia. Durante seu tempo na JP Morgan, trabalhou principalmente no escritório de Nova York, onde realizou quatro grandes fusões para clientes americanos e europeus.[3] [4]

Asma regressou para a Síria em novembro de 2000 e se casou com o presidente em dezembro. Eles se conheceram na faculdade, em Londres.[5] O casal têm três filhos: Hafez, Karim e Zein.[3] Em 2008 ela ganhou a Medalha da Presidência da República Italiana pelo seu trabalho humanitário e um doutorado honorário em arqueologia na Universidade de Roma "La Sapienza".[6]

No início da sangrenta Guerra Civil Síria, em que as forças da oposição lutavam para tentar derrubar a família Assad do poder, sua popularidade caiu vertiginosamente, com denúncias de que, alheia ao que acontecia no país, ela mantinha seu estilo de vida "extravagante", com enormes despesas pessoais.[7] Suas aparições públicas durante o conflito seguiam raras, o que levou a imprensa a especular se ela havia deixado a Síria, o que era negado pelo governo.[8] [9] Então, em março de 2013, ela fez uma aparição pública (a primeira em quase um ano) na Casa de Ópera de Damasco em um evento chamado "Encontro de Mães".[10] Ela fez outra aparição em outubro de 2013, em um encontro com cidadãos que perderam familiares na guerra. No evento, ela negou que tivesse intensões de deixar a Síria.[11]

Referências

  1. "The road to Damascus (all the way from Acton)(en inglés)". BBC News [S.l.: s.n.] 31 de octubre de 2001. Consult. 1 de abril de 2011. 
  2. Harvey, Oliver (3 de julio de 2009). "Sexy Brit bringing Syria in from the cold (en inglés)" The Sun [S.l.] Consult. 26 de marzo de 2011. 
  3. a b Buck, Joan Juliet (25 de febrero de 2011). "Asma al-Assad: A Rose in the Desert" Vogue (en inglés) [S.l.] Consult. 26 de marzo de 2011. 
  4. The First Lady, Embajada de Siria en Washington D.C.
  5. Bar, Shmuel (2006). "Bashar's Syria: The Regime and its Strategic Worldview" (PDF). Comparative Strategy [S.l.: s.n.] 25: 380. Consult. 15 de maio de 2011. 
  6. Asma al-Assad: Syria's first lady American Broadcasting Company
  7. Agence France-Presse. "Syria's First Lady Asma al-Assad Falling from Grace". Vancouver Sun. Consult. 14 de fevereiro de 2012. 
  8. "Hunt for Assad is on amid claims of wife Asma's exit to Russia" The Independent (London, UK) [S.l.] 20 de julho de 2012. Consult. 26 de julho de 2012. 
  9. "Free Syrian Army move HQ from Turkey to Syria". France 24. 23 de setembro de 2012. Consult. 8 de outubro de 2012. 
  10. "Surrounded by children, Syria's first lady makes rare appearance". Cnn.com. Consult. 23 de janeiro de 2014. 
  11. "Asma al-Assad denies leaving Syria". telegraph.co.uk [S.l.: s.n.] Consult. 30 Nov 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asma al-Assad
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asma al-Assad