Asociaţia Transilvană pentru Literatura Română şi Cultura Poporului Român

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio ASTRA em Sibiu

Asociaţia Transilvană pentru Literatura Română şi Cultura Poporului Român, ASTRA (Associação transilvaniana para literatura romena e cultura popular romena) é uma associação cultural fundada em 1861 na cidade de Sibiu. Ela desempenha um papel importante na vida cultural e no movimento do despertar nacional para os romenos na Transilvânia.

Seu primeiro presidente foi o bispo metropolita ortodoxo Andrei Şaguna, com a vice-presidência ocupada pela primeira vez pelo padre greco-católico Timotei Cipariu e George Bariţiu como secretário.

Logo após a sua fundação, a associação estabeleceu um internato, um museu e uma grande bibliotecas em Sibiu e posteriormente desenvolveu a rede de bibliotecas ASTRA nas cidades da Transilvânia. Em 7 de fevereiro de 1895 a ASTRA decidiu editar e publicar a "Enciclopédia Romena" sob a supervisão de Cornel Diaconovici. A obra teve três volumes impressos entre 1898 e 1904.

Atualmente, a biblioteca central da ASTRA contém aproximadamente meio milhão de obras, adquiridas majoritariamente pelas doações da população, de editoras locais ou através das trocas de publicações com outras bibliotecas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kent, Allen (1979). Encyclopedia of Library and Information Science. San Francisco: CRC Press. pp. 83–84. ISBN 0-8247-2026-1 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asociaţia Transilvană pentru Literatura Română şi Cultura Poporului Român