Deportivo Cali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Asociación Deportivo Cali)
Deportivo Cali
Nome Deportivo Cali
Alcunhas El Azucarero
El Verdiblanco
El Glorioso
El Súper Depor
El Decano
La Amenaza Verde
Principal rival América de Cali
Millonarios
Atlético Nacional
Fundação 23 de novembro de 1912 (111 anos)
Estádio Deportivo Cali
Capacidade 44.000 espectadores
Localização Cáli, Valle del Cauca, Colômbia
Presidente Colômbia Guido Jaramillo
Treinador(a) Colômbia Hernando Patiño
Patrocinador(a) Colômbia Wplay.co
Material (d)esportivo Itália Kappa
Competição Campeonato Colombiano
Website [1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Deportivo Cáli é um clube polideportivo da cidade colombiana de Cáli, fundado em 23 de novembro de 1912, mais conhecido pela prática do futebol, mas que também compete em outras modalidades como o basquete e a natação.

No futebol profissional, ganhou títulos de campeão nacional em 1965, 1967, 1969, 1970, 1974, 1996, 1998, 2005, 2015 e 2021, tornando-se o quarto clube colombiano com mais títulos nacionais. Também foi campeão da Copa da Colômbia em 2010 e da Superliga da Colômbia em 2014.

Internacionalmente conseguiu ser em duas ocasiões vice-campeão da Copa Libertadores da América, a principal competição continental, em 1978 e 1999.

Estádio Deportivo Cali.

História[editar | editar código-fonte]

Era amadora[editar | editar código-fonte]

O Cali Football Club foi fundado por estudantes que voltavam da Europa com as regras do futebol, foi o clube precursor do atual Deportivo Cali. Ao chegar à cidade de Cali foram organizadas sob os professores estrangeiros que vivem em Cali. Em 23 de novembro de 1912 a equipe é organizada, ao mesmo tempo, o seu primeiro treinador é o catalão Francisco Villa Bisa. A primeira partida foi entre ele mesmo. Cali FC "A" contra o Cali FC "B". O resultado terminou 3-1 a favor do elenco "A". O público foi de 300 torcedores.

Em 1927 o Cali FC troca seu nome para Deportivo Cali e vai representar o departamento de Valle del Cauca em jogos nacionais, no qual ganharam os títulos de 1928-1930.

Era profissional[editar | editar código-fonte]

O Deportivo Cali foi um dos clubes fundadores da Liga profissional Colombiana. Em 1948 ele jogou a primeira temporada profissional. Seu primeiro jogo foi uma derrota por 2-0 contra o Junior e sua primeira vitória foi por 4-1 contra o Atletico Municipal. No final da temporada, terminou em oitavo.

Em 1949, o clube contratou o peruano Valeriano Lopez e outros jogadores daquele país para formar o que se recorda como "El rodillo negro de Cali" em um momento em que o futebol colombiano ostentava um poder económico (el "Dorado"). Esta equipe disputou ponto a ponto com o Millonarios, onde jogou Alfredo Di Stefano, alcançando o segundo lugar em 1949 e o terceiro lugar em 1950.

Contudo, a era dourada do Deportivo Cali chegaria na década de 60, quando conquistou três campeonatos. A equipe de Cáli conquistou até agora 10 títulos da Liga, e conseguiu se tornar a primeira equipe da Colômbia a chegar a uma final da Copa Libertadores da América, quando perdeu para o Boca Juniors em 1978.

Em 1965 ganhou o primeiro título, depois de um início vacilante da equipe, foi consolidada por vencer o torneio. O artilheiro da equipe foi Jorge Ramirez Gallego, com 32 gols, enquanto o jogador com mais partidas foi Iroldo Rodrigues de Oliveira, com 46. Em 1967, obteve o segundo título, este ano a equipe foi definido pelos especialistas como uma demonstração de poder, sincroização, bom toque, gols (o segundo maior em número de gols no campeonato), força, qualidade e classe. O brasileiro Iroldo Rodrigues de Oliveira foi a grande figura nessa época inesquecível.

Em 1969 o Deportivo conseguiu o seu terceiro título, marcando 107 gols na temporada, e o quarto título em 1970, bicampeonato conduzido pelo peruano Miguel Loayza, que foi a grande figura da equipe, com o argentino Juan Carlos Ramirez e Jorge Gallego Lallana sendo os artilheiros.

Sob a liderança técnica do iugoslavo Vladimir Popovic, o Deportivo Cali venceu seu quinto campeonato em 1974, Pedro Antonio Zape estava no gol e Aristides del Puerto, paraguaio marcou 32 gols.

Depois de uma seca de 22 anos, em 1996, obteve o sexto título em uma grande campanha, permanecendo em primeiro por toda a temporada, neste ano, pela primeira vez um treinador colombiano foi o campeão, "o sardento" Fernando Castro Lozada.

Em 1998, alcançou seu sétimo título, com uma equipe composta por R. Dudamel, M. Marero, A. Mosquera, M. A. Yepes, G. Bedoya, M. Zapata, H. Gaviria, J. W. Perez (A. Viveros), A. Betancourth, M. Candelo, V. Bonilla.

Em 2005, o Deportivo venceu o oitavo título depois de liderar todas as fases e vencer o Júnior por apenas um gol na roda semifinal. No final, o time ultrapassou o placar agregado de 3-0 para o Real Cartagena. Nesse ano a equipe foi qualificado para a Copa Sul-Americana de 2005 contra o Atlético Nacional. O primeiro jogo foi no Pascual Guerrero de Cali, onde venceram por 2-0, mas no Atanasio Girardot, o Nacional venceu por 2-0, o que levou a uma disputa de pênaltis, no qual perdeu por 7-6. Já em 2007, conseguiu classificar-se a Copa Sul-americana de 2008, mas perdeu para o maior rival, o América de Cali.

Vice-campeonatos na Copa Libertadores[editar | editar código-fonte]

Em 1978, a equipe alvi-verde jogou a final da Libertadores contra o Boca Juniors da Argentina, tornando-se o primeiro time colombiano na final da competição, para a má sorte da equipe empatou sem gols em casa e perdeu por 4-0 na La Bombonera, sendo 4-0 no placar agregado. Em 1999, novamente disputou a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras. Na primeira partida o alvi-verde de Cali venceu em casa por 1-0 e perdeu a segunda partida por 2-1, que levou a partida para os penaltis . O resultado final foi 4-3 a favor do Palmeiras. Hoje o Deportivo Cali da Colômbia é uma clubes com mais estrutura e poder econômico. Atualmente construiu seu próprio estádio e um centro de esportes.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Colombiano 10 1965, 1967, 1969, 1970, 1974, 1996, 1998, 2005-II, 2015-I, 2021-II
Copa Colômbia 1 2010
Superliga da Colômbia 1 2014

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Internacionais

Final da Libertadores de 1999: 1ºJogo: Deportivo Cali 1x0 Palmeiras Gol:Bonilla aos 42 min. do 1º tempo 2ºJogo: Palmeiras 2x1 Deportivo Cali Gols: Palmeiras-Evair aos 19 min. e Oséas aos 30min. do segundo tempo Deportivo Cali-Zapata aos 24 min. do segundo tempo Penalidades: Palmeiras 4x3 Deportivo Cali

Nacionais


Elenco atual[editar código-fonte]

Legenda
  • Capitão : Capitão
  • Lesionado : Jogador lesionado/contundido


Goleiros
N.º Jogador
1 Colômbia Johan Wallens
22 Colômbia Camilo Ariza
Defensores
N.º Jogador Pos.
3 Colômbia Kevin Moreno Z
23 Colômbia Eduar Caicedo Z
31 Colômbia Richard Rentería Z
Colômbia Jorge Arias Z
Colômbia Santiago Sandoval Z
2 Colômbia Mateo Puerta LD
19 Colômbia Harold Gómez LD
20 Colômbia Juan Angulo Capitão LD
21 Colômbia Kevin Velascoin LE
27 Colômbia Darwin Andrade LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 Colômbia Andrés Balanta V
17 Colômbia Juan Daniel Roa V
20 Colômbia Jhojan Valencia V
25 Colômbia Andrés Colorado V
Colômbia Carlos Robles V
8 Colômbia Yimmi Congo M
10 Argentina Agustín Palavecino M
15 Colômbia Andrés Arroyo M
Colômbia Carlos Lizzarazo M
Colômbia Carlos Mario Rodriguez M
Atacantes
N.º Jogador
7 Colômbia Jhon Vásquez
9 Colômbia Ángelo Rodriguez
18 Colômbia Iván Ibañez
29 Colômbia Rafael Tapia
30 Colômbia Déiber Caicedo
Argentina Carlos Lucumí
Colômbia Marco Pérez
Colômbia Yeison Tolosa
Comissão técnica
Nome Pos.
Uruguai Alfredo Arias T

Transferências[editar código-fonte]

Legenda

Sedes e estádios[editar | editar código-fonte]

Pascual Guerrero[editar | editar código-fonte]

Durante a maior parte de sua história no futebol colombiano, o Deportivo Cali jogou seus jogos em casa no Estádio Olímpico Pascual Guerrero.

Deportivo Cali[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali é o primeiro time colombiano a ter seu próprio estádio. A pré-abertura do Estádio Deportivo Cali foi realizada no final de 2008, com um amistoso entre as equipes da Colômbia e da Nigéria. Mais tarde, em 21 de fevereiro de 2010, realizou a sua abertura oficial contra o Deportivo Quindio. No entanto, o estádio em si ainda não foi entregue, jogando de modo alternado no Pascual Guerrero, que está passando por reparos na tentativa de sediar a Copa do Mundo Sub-20 de 2011.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali × América de Cali[editar | editar código-fonte]

O clássico Vallecaucano em 2017.

Deportivo Cali tem muitos rivais, o mais comum é o outro time da cidade, o América de Cali, a grande rivalidade entre as suas barras tem provocado cenas de pancadarias e lutas. Este é o mais antigo clássico e mais vezes jogado na Colômbia.

O clássico foi jogado 267 vezes no Campeonato Colombiano de Futebol (desde 1948 até hoje, não leva em conta os jogos ou torneios internacionais, ou Copa Colômbia), o Deportivo está na frente porque ganhou 11 clássicos a mais que o América, no total o Deportivo venceu 98, o América venceu 87 e houve 82 empates.

Cali é uma das cidades mais tradicionais no futebol do país, graças aos títulos conquistados pelo alvi-verde no torneio de 2021-II e pelos Diabos Vermelhos no torneio de 2020. Com as duas equipes da cidade no Valle del Cauca, somou-se um total de 25 títulos, um mais do que suas contrapartes em Bogotá (Millonarios e Santa Fé).

As primeiras informações que temos do clássico é o final de um torneio do departamento em 1931, em que o vencedor foi o América de Cali, 2-1, mas o árbitro decidiu anular os 2 do América por impedimento. O América foi destituído do título, que declara vencedor o Deportivo por 1-0.

Em 1969, a final do nacional foi disputada em um triangular entre Deportivo, América e o Millonarios, o Deportivo venceu os dois jogos do Millonarios, o América foi o vencedor do primeiro por 3-2 e o segundo terminou em 2-2, foi coroado campeão com 7 pontos, o América foi vice-campeão com 3 pontos e o Millonarios ficou em terceiro com 2 pontos (na época dava-se 2 pontos para o vencedor de uma partida e não 3 que se da hoje).

Em 1985 e 1986, o América foi o campeão e o vice foi o Deportivo. Em 1996, o Deportivo foi campeão na última partida em um clássico diante do América.

Deportivo Cali × Atlético Nacional[editar | editar código-fonte]

O clássico entre Atlético Nacional e Deportivo Cali foi muito forte nos anos 1980 e 1990. Mesmo hoje, a rivalidade ainda é grande.[1] É considerado o clássico entre os verdes.

Outras rivalidades[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali também tem rivalidades com outras equipes como o Millonarios (considerado como o clássico velho) e Santa Fe. Da mesma forma que outras equipes, possui uma rivalidade menos intensa com o Independiente Medellín.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

[2]

Presidente Período
Genaro Otero Vázquez 1912-1943
Camilo Caycedo Méndez 1943-1945
Arcesio Silva Ledesma 1945-1947
Armando Bohórquez 1947-1948
Venancio Solórzano 1948-1949
Carlos Sarmiento Lora 1949-1954
Guillermo Otoya Rengifo 1954-1959
Alex Gorayeb 1959-1962
Camilo Barreneche 1962-1964
Edgar Vásquez Madriñán 1964-1965
Héctor González Quintero 1965-1967
Alex Gorayeb 1967-1983
Pedro José Piedrahita Plata 1983-1984
Nelson Garcés Vernaza 1984-1985
Aurelio Grimberg 1985-1990
Carlos Arcesio Paz 1990-1993
Humberto Arias 1993-1996
Óscar Astudillo 1996-1997
Humberto Arias 1997-2005
Rodrigo Otoya Domínguez 2005-2009
Hebert Celín 2009-2010
Fernando Marín 2010-2011
Óscar Astudillo 2012-2013
Álvaro Martínez 2013-2017
Juan Fernando Mejía 2018-2019
Marco Caicedo 2020-2022
Luis Fernando Mena 2022-2023
Guido Jaramillo 2023-presente

Referências

  1. «Gol contra ajuda a decidir clássico colombiano a favor do Atlético Nacional». uolesporte.blogosfera.uol.com.br. Consultado em 1 de março de 2018 
  2. Los Presidentes del Deportivo Cali (em castelhano)
Bandeira de ColômbiaSoccer icon Este artigo sobre um clube de futebol colombiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.