Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul
Brasão de Mato Grosso do Sul.svg
Tipo
Tipo Unicameral
Liderança
Presidente Paulo Corrêa, PSDB
desde 1 de fevereiro de 2019
Estrutura
Membros 24
Sede
Palácio Guaicurus.jpg
Palácio Guaicurus, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Site
www.al.ms.gov.br

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) é o órgão de representação do Poder Legislativo através dos deputados estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul. Sua sede situa-se no Palácio Guaicurus dentro do Parque dos Poderes, em Campo Grande. Conta com 24 deputados estaduais eleitos pelo voto direto.

História[editar | editar código-fonte]

Regida pela Constituição de 1969, a ALMS proveio da primeira Assembleia Estadual Constituinte de Mato Grosso do Sul, criada no dia 1 de janeiro de 1979 pelo então presidente da república, general Ernesto Geisel, como parte da lei complementar 31, que desmembrou a porção sul do estado de Mato Grosso para criar um novo estado. No dia 13 de junho de 1979, foi promulgada a constituição estadual, que conferiu à casa sua denominação atual.[1]

Anos depois, seguindo a determinação da Constituição Federal de 1988, a Assembleia Legislativa, investida de Poder Constituinte, elabora a segunda Carta Magna, promulgada em 5 de outubro de 1989. Da fundação até hoje foram 10 legislaturas, sendo no início 18 parlamentares e desde a segunda legislatura são 24.

Legislaturas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. História - Em 5 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]