Associação Atlética Ferroviária (Assis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde maio de 2010). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ferroviária de Assis
Ferroviaria Assis.gif
Nome Associação Atlética Ferroviária
Fundação 1 de maio de 1927
Estádio Dr. Adhemar de Barros
Capacidade 1.000
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Associação Atlética Ferroviária é um clube brasileiro de futebol da cidade de Assis, no estado de São Paulo. Foi fundada em 1 de maio de 1927, e suas cores são vermelho e branco. O clube já participou 18 vezes das divisões de acesso do Campeonato Paulista de Futebol, mas nunca esteve na divisão principal.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Ferroviária de Assis (AAFA) foi fundada, em sua maioria, por funcionários da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, sediados na cidade. Também conhecida como a "Veterana", marcou época disputando a divisão de acesso, onde atuou de 1949 até 1952, até ser rebaixada pela FPF, em razão da criação de uma lei que exigia que as cidades tivessem um mínimo de 50.000 habitantes. Retornou à Segunda Divisão (atual A2) em 1958 e permaneceu até o ano seguinte. A partir de 1960, disputou a terceira divisão, até 1976, quando encerrou suas atividades.

Seu estádio na Rua Brasil - o Dr. Adhemar de Barros - com capacidade para 1.000 pessoas, foi nascendo aos poucos; primeiro o campo, depois as arquibancadas, os vestiários, e por fim a iluminação. Foi nele que o time mandou seus jogos na sua fase profissional. A AAFA é também chamada de "Vermelhinha da Rua Brasil".

Seus times revelaram, ao longo dos anos, vários jogadores conhecidos. Teve, e ainda tem, muitos admiradores da "velha guarda" que relembram com nostalgia os seus feitos e passagens pelos campeonatos da Federação. A desvinculação da FPF foi ocasionada pelas dívidas trabalhistas do clube, obrigando-o a uma parada e à sua consequente desativação do departamento profissional.

A Associação Atlética Ferroviária revelou o melhor goleiro do Brasil, mais conhecido como Nego Jeff.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.