Associação Brasileira da Indústria Hoteleira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) é uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos. Foi fundada em 9 de novembro de 1936 e atualmente sua sede fica em Brasília. Atuando como um órgão técnico e consultivo na busca de solução para os problemas do setor.

A ABIH possuindo representatividade em todos os estados do Brasil congregando sob a mesma orientação hotéis e similares de todos os recantos do país tendo como objetivo primordial a arregimentação da classe, visando a defesa dos interesses de ordem jurídica, moral e econômica dos hoteleiros do Brasil. O atual presidente é Eraldo Alves da Cruz, diretor Vice-Presidente do Brasília Eron Hotel.

Em 2009 criou um fórum na rede social Ning e um perfil no Twitter para discutir sobre o setor com maior proximidade dos alunos, profissionais e simpatizantes da área.

Projetos e eventos[editar | editar código-fonte]

  • Projeto Competitividade dos Pequenos Meios de Hospedagem.
  • Congresso Nacional de Hotéis.
  • Equipotel.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundação 9 de novembro de 1936 durante o I Congresso Nacional de Hoteleiro. Em 1939 houve um incêndio nas instalações. Eleição do Sr. Hércules da Silva Ribas para presidente em 1940. Realização do II Congresso Nacional Hoteleiro em 1948.

Congresso Nacional de Hotelaria[editar | editar código-fonte]

O Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel) é um evento promovido pela associação. Seus temas são voltados para soluções no turismo do Brasil, tanto em questões nacionais quanto internacionais. Sua primeira edição foi realizada em 9 de novembro de 1936 no Hotel dos "Estrangeiros" localizado na Praça José de Alencar, Botafogo, Rio de Janeiro, que deu origem à associação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.