Associação Brasileira de Franchising

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em julho de 1987.

Hoje, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado. Possui mais de 1000 associados, divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.


Representada também por uma Seccional no Rio de Janeiro, a ABF conta com o apoio de regionais no Rio Grande do Sul, Interior de São Paulo e Minas Gerais. Ao longo destes anos vem aumentando a sua amplitude de atuação em âmbito nacional e internacional.

Nesses anos a entidade dedicou-se à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising. Criou, em conjunto com a FIA/PROVAR, o primeiro curso de MBA de Franquias da América Latina e que em 2014 inicia a 7ª turma.

Em 2012, a ABF assinou diversos acordos com bancos nacionais que oferecem um relacionamento melhor com os franqueados e franqueadores. Ainda neste ano foram renovados o convênio com a Apex-Brasil, cujo projeto já está em sua 5ª fase, estimulando o crescimento da exportação do franchising brasileiro. Outro acordo renovado foi a parceria com o Sebrae que atenderá potenciais franqueados e franqueadores.

No cenário internacional, a ABF se destaca por seu perfil empreendedor. A Associação é membro-fundador do WFC (World Franchise Council), entidade que congrega as mais importantes associações no mundo, bem como da FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias). Integra ainda o quadro da IFA (International Franchise Association), além de ser membro correspondente da Federação Européia de Franchising. Desde 2009, passou a ocupar uma cadeira no FIRAE - Forum for International Retail Association Executives.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]