Associação Comercial do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Associação Comercial do Rio de Janeiro
(ACRJ)
Associação Comercial do Rio de Janeiro
Emblema da entidade
Fundação 15 de julho de 1809 (214 anos)
Estado legal Em atividade
Sede Rua Candelária, n. 9, Centro, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro  Brasil

Sítio oficial www.acrj.org.br
Monumento ao Barão de Mauá na frente da ACRJ (escultura de Rodolfo Bernardelli).

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) é uma das mais antigas entidades de representação civil do país, criada em 15 de julho de 1809. É conhecida, também como Casa de Mauá, em homenagem ao seu terceiro presidente, Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, comerciante e industrial.[1]

O atual edifício-sede da ACRJ, chamado de Palácio do Comércio, localizado na Rua Candelária 9, no Centro do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 23 de maio de 1940, com a presença, entre outras autoridades, do Presidente Getúlio Vargas, do Prefeito do Distrito Federal, Henrique Dodsworth, e do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme.[2][3]

Sedes[editar | editar código-fonte]

1ª Sede - Construída, pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny. Encomendada por João VI de Portugal em 1819 para a instalação da primeira Praça do Comércio da cidade, inaugurada em 1820, localizada na Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro. Atualmente é o Centro Cultural Casa França-Brasil.

2ª Sede - A sede do Beco dos Adelos, a partir de 1834. Localizada na Rua do Mercado, atualmente conhecida como Travessa do Tinoco.

3ª Sede - A partir de 1890, a ACRJ funcionou no edifício da Rua Primeiro de Março nº 66.

4ª Sede - Também denominada de primeira sede provisória em 1922, foi no Palácio do Fio, localizado na Praça XV, mais tarde veio a abrigar o Museu da Imagem e do Som.

5ª Sede - A da Rua Candelária nº 9, onde a Associação Comercial funcionou a partir de 1926 e que antes pertencia ao Banco do Brasil.

6ª Sede - A segunda sede provisória, nos escritórios do Jornal do Brasil, à Avenida Rio Branco nº 110, a partir de 1935.

7ª Sede - A sede Definitiva, o Palácio do Comércio, no terreno do antigo edifício da Rua Candelária nº 9, inaugurada em 23 de maio de 1940.

A pedra fundamental do Palácio do Comércio foi instituída pelo Presidente da República Getúlio Vargas em 9 de setembro de 1937. A construção foi feita pelos arquitetos Henri Sanjous e Auguste Rendu.

Em 2000, o Palácio do Comércio foi decretado Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro.  O prédio faz parte do conjunto arquitetônico tombado Art Déco. O edifício de 15 andares e três terraços, com panorama para a Baia de Guanabara e para a Igreja da Candelária, possui três murais em baixo relevo, do escultor A. Freyhoffer. Dois murais estão localizados no hall de entrada do edifício, o primeiro e maior deles é uma escultura de 12 metros de largura por sete metros de altura, em pedra Caen (França), com o tema “As Riquezas do Brasil”, que retrata a economia brasileira. Os temas são extrativismo, as plantações, as diferentes atividades, a pesca e a pecuária, com o deus romano Mercúrio ao Centro.

O segundo, também no hall e em pedra de Caen, reproduz fielmente o brasão da ACRJ. O terceiro fica no terraço, tem 2,98 metros de largura por 3,47 metros de altura e é uma escultura com o deus Mercúrio em destaque, acompanhado de duas musas – uma em cada lado.

De acordo com o Guia de Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro,[4] da Prefeitura da Cidade, o prédio da ACRJ é a obra de arquitetura mais expressiva, de ordem monumental, construída no Rio de Janeiro de 1930 a 1940.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Publicações da Associação Comercial do Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

https://acrj.org.br/index.php/publicacoes-01/

Revista do Empresário da Associação Comercial do Rio de Janeiro http://docpro.com.br/revistadoempresario/

Revista Assuntos Culturais - Publicação Oficial do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeirohttps://acrj.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Revista-CE-Assuntos-Culturais-02-WEB.pdf

Revista Competitividade e Ambiente de Negócios - Publicação Oficial do Conselho Empresarial de Competitividade e Ambiente de Negócios da Associação Comercial do Rio de Janeiro https://acrj.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Revista-CE-Competitividade-e-ambiente-de-Nego%CC%81cios-WEB.pdf

Revista Governança e Compliance - Publicação Oficial do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro https://acrj.org.br/index.php/revista-governanca-e-compliance-posts/

Revista Inovação, Comunicação e Tecnologia - Publicação Oficial do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro https://acrj.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Revista-CE-Inovac%CC%A7a%CC%83o-Comunicac%CC%A7a%CC%83o-e-Tecnologia-WEB.pdf

Revista Logística e Transporte - Publicação Oficial do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro https://acrj.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Revista-CE-Logistica-e-Transporte-WEB.pdf

Referências

  1. «A Casa de Mauá» (PDF). Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Consultado em 22 de março de 2024 
  2. MATHIAS, Herculano Gomes. Comércio. Comércio, 173 anos de desenvolvimento: história da Associação Comercial do Rio de Janeiro (1820-1993). Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1993. 370 p.
  3. MOREIRA, Regina da Luz; FONTES, Paulo (Orgs.). A casa do empresário: trajetória da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CPDOC, 2009. 356 p.
  4. CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura art déco no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Index, 1997. p.30.
  5. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO. Palácio do Comércio: paredes que guardam histórias. Revista do Empresário, Rio de Janeiro, n. 1412, ano 72, p. 100-109, 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.