Associação Noronhense de Veteranos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ANOVE
Nome Associação Noronhense de Veteranos
Mascote Pirata
Fundação 12 de agosto de 1989 (31 anos)
Estádio Pianão
Capacidade 1.000 lugares
Localização Bandeira de Fernando de Noronha.png Fernando de Noronha, Pernambuco Pernambuco, Brasil Brasil
Presidente Brasil Genilson Deonilo
Treinador Brasil Josinaldo Soares
Competição Bandeira de Fernando de Noronha.png Copa Noronha de Futebol
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Associação Noronhense de Veteranos, mais conhecido como ANOVE, é uma associação de futebol brasileira localizada em Fernando de Noronha, arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco. Seu escudo consiste num desenho de homem com uma perna de pau, dominando uma bola.

Fundada em 1989, foi criada para que jogadores em fase final de carreira, ao terminarem a mesma, pudessem continuar a prática do futebol na ilha ainda que de forma amadora (daí o nome "Veteranos").

No início, aceitava entrada de membros somente com idade a partir dos 35 anos, mas com o passar dos anos, aceita-se atualmente entrada de membros com idade a partir de 30 anos.

A ANOVE é afiliada ao CSANF (Conselho Sul-Americano de Novas Federações) desde 2011, e também é responsável por formar e administrar a Seleção Noronhense de Futebol, por meio de um projeto apresentado pelo CSANF ao clube naquele ano; embora a ANOVE seja um clube de futebol, e não uma associação regente do futebol em Fernando de Noronha, durante conversas em 2011 com o CSANF aceitou ser responsável por formar uma seleção de futebol para o arquipélago pois além de ser único clube de futebol juridicamente existente no local, não existe uma associação de futebol regente no arquipélago (o campeonato de futebol local é organizado pelo Conselho de Esportes de Fernando de Noronha, setor esportivo do governo local), vindo a se afiliar ao CSANF em 19 de Outubro de 2011, sendo afiliada oficialmente em reunião feita na ilha com um integrante brasileiro do CSANF em 21 de Abril de 2012.

Compete atualmente na Copa Noronha de Futebol, principal competição da ilha. Manda os seus jogos no Estádio Distrital Salviano José de Souza Neto ("Pianão").

Uniformes[editar | editar código-fonte]

  • Uniforme Titular: Camisa azul, calção azul e meias azuis;
  • Uniforme Reserva: Camisa amarela, calção amarelo e meias amarelas;
  • Terceiro Uniforme: Camisa branca com listras verticais azuis e amarelas, calção azul e meias azuis.