Associação Paraibana dos Amigos da Natureza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A associação foi criada com o objetivo de proteger e educar sobre os biomas do estado. Na imagem: praia de Coqueirinho, Marcação

A Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSCIP) localizada em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Fundada em 1978, a entidade promove a defesa do meio ambiente paraibano e a preservação dos ecossistemas naturais do estado.

O objetivo da Organização Não Governamental é a defesa do meio ambiente e a educação ambiental. Por isso, a entidade disponibiliza ao público uma biblioteca com 3 mil exemplares e encaminha denúncias sobre crimes ambientais aos órgãos públicos competentes, além de divulgar a memória de ambientalistas.

Entre as mais emblemáticas vitórias da Apan na defesa dos interesses da natureza, destacam-se o fim da caça às baleias no município de Lucena, assim como a inserção do artigo 229 na constituição do Estado Paraíba, que dentre outras resoluções impede a construção de edifícios com mais de três andares na orla marítima. A Apan foi responsável ainda pelo estabelecimento do recuo da Estação Ciências em João Pessoa para cem metros antes da Barreira do Cabo Branco e viabilizou os embargos à construção do Centro de Convenções do Estado da Paraíba em área de Mata Atlântica.[1][2]

A Apan, que atualmente emprega o programa «Castelo Branco Verde» e tem plantado árvores nativas da Mata Atlântica no bairro, é atualmente presidida por Socorro Fernandes. Por muito tempo teve a vereadora Paula Frassinete a sua frente. Em 2012 a ONG comemorou seus 30 anos de existência,[3] cuja sede fica no Centro de João Pessoa.

Referências

  1. «Pacto por preservação ambiental na Paraíba». Jornal O Norte. Jornalonorte.com.br. Consultado em 24 de março de 2012. 
  2. Recursos Hídricos, dos Meio ambiente e da Ciência e Tecnologia – Conselhos Estaduais. «Governo da Paraíba». Paraiba.pb.gov.br. Consultado em 24 de março de 2012. 
  3. Câmara homenageia 30 anos da Apan. «Câmara Municipal de João Pessoa». Cmjp.pb.gov.br. Consultado em 24 de março de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre associações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.