Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
(MUBi)
Fundação 2009
Tipo Organização não governamental
Propósito Promoção da bicicleta e da mobilidade sustentável
Sede Lisboa, Portugal
Sítio oficial http://mubi.pt

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta mais conhecida por MUBi® é uma associação portuguesa de utilizadores da bicicleta formada por voluntários, que visa promover a bicicleta e os modos ativos para o transporte de passageiros em meios urbanos, assim como a promoção da mobilidade sustentável.[1] A sua constituição oficial, em termos legais, decorreu no dia 22 de junho de 2009.[2] As suas ações de influência relevantes desde a sua fundação foram a participação na revisão do Código da Estrada em Portugal, por forma a torná-lo mais amigo de peões e condutores de velocípedes, bem como a criação do movimento Sexta de Bicicleta, que visa trazer para as ruas, à sexta-feira, mais utilizadores deste meio de transporte.[3] A MUBi é, também, membro efetivo da Federação Europeia de Ciclistas.[4]

Vários dos seus membros fundadores e associados participam na Massa Crítica.

Referências

  1. José Maria Pinheiro, jornal Público. «Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta contra seguro obrigatório de bicicleta». 29/08/2013. Consultado em 24/10/2013. 
  2. http://mubi.pt/quem-somos/historia/
  3. Inês Boaventura, jornal Público. «Sexta-feira é dia de andar de bicicleta». 11/04/2013. Consultado em 24/10/2013. 
  4. European Cyclists' Federation. «MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi – Association for the Urban Mobility on Bicycle)». Consultado em 24/10/2013.