Astérix e o Grande Fosso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Le Grand Fossé
Álbum da série Astérix
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  França
Língua de origem Francês
Editora(s) Hachette
Primeira edição 1980
Género(s) humor, aventura
Argumento René Goscinny
Desenho Albert Uderzo
Personagens principais Astérix, Obélix, Comix
Título(s) em português Astérix e o Grande Fosso
Títulos da série Astérix
Astérix chez les Belges
L'Odyssée d'Astérix

Astérix e o Grande Fosso (francês Le Grand Fossé) é o vigésimo-quinto álbum da série de banda desenhada franco-belga Astérix, escrito e ilustrado por Albert Uderzo e publicado em 1980, é o primeiro álbum produzido apenas por Uderzo, após o falecimento de René Goscinny em 1977.

Sumário[editar | editar código-fonte]

Neste livro, dois chefes rivais foram eleitos para governar uma aldeia na Gália. Através de vários acidentes, um fosso é cavado no meio da vila, dividindo-a no partido da esquerda e no da direita.

Contudo, o filho e a filha dos chefes estão apaixonados, e decidem pedir ajuda a Astérix e companhia para resolver a situação. Um dos chefes é envenenado pelo seu conselheiro, que o aconselha a pedir ajuda aos romanos. O conselheiro que casar com a filha do chefe em troca da ajuda.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este foi o primeiro livro das séries a ser desenhado e escrito por Albert Uderzo sozinho, depois da morte de René Goscinny, e publicado pela sua própria companhia "Editions Albert René". A história e os desenhos são diferentes dos de livros anteriores; consequentemente, foi bem recebido por pessoas que achavam que a série estava a ficar aborrecida, mas desprezado por outros que achavam que não continuava com o espírito da série. Os livros seguintes foram mais balançados.
  • Uderzo queria que o Grande Fosso fosse uma metáfora e condenação do Muro de Berlim.
  • A ponte construída por cima do fosso com água é chamada "Pont de la Concorde" na versão francesa, uma referência à ponte em Paris com esse nome.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]