Astérix na Hispânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Astérix en Hispanie
Álbum da série Astérix
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  França
Língua de origem Francês
Editora(s) Hachette
Primeira edição 1969
Primeira publicação Revista Pilote números 498 (22 de maio 1969), a 519 (16 de outubro de 1969)
Género(s) humor, aventura
Argumento René Goscinny
Desenho Albert Uderzo
Personagens principais Astérix, Obélix, Pepe
Título(s) em português Astérix na Hispânia
Títulos da série Astérix
Astérix et le Chaudron
La Zizanie

Astérix na Hispânia (francês Astérix en Hispanie) é o décimo-quarto álbum da série de banda desenhada franco-belga Astérix, escrito por René Goscinny e ilustrado por Albert Uderzo, publicado nas edições 498 (22 de maio 1969), a 519 (16 de outubro de 1969) da revista Pilote e republicado no formato álbum em 1969.

Argumento[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A Hispânia é finalmente conquistada por Roma, mas como sempre uma aldeia continua resistente ao invasor. O problema é que Júlio César conseguiu raptar o filho do chefe (Pepe) e enviou-o para a um campo romano próximo da aldeia de Astérix. Felizmente os gauleses conseguem salvar Pepe e decidem levá-lo novamente para a sua aldeia. O problema é que o centurião responsável pelo refém tenta também recuperar a criança, e disfarca-se de hispaniês e acompanha Astérix e Obélix na sua viagem. Posteriormente os dois gauleses conseguem desmascarar o impostor e levam Pepe de volta à sua aldeia.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os legionários romanos da Hispânia, usam um cachecol vermelho, o que é uma referência aos militares franquistas que também usavam essa peça de vestuário no seu uniforme.
  • O governador da Hispânia é denominado de general nunca sendo referido o seu nome, é considerado uma referência a Franco (que na altura da realização do álbum governava a Espanha).
  • Primeira aparição de Ordenalfabetix e consequentemente dá origem à primeira zaragata entre os habitantes da aldeia (o motivo é sempre o mesmo, o peixe).
  • Aparição de Dom Quixote.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]