Astaroth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Astaroth (desambiguação).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde janeiro de 2008). Ajude e colabore com a tradução.
Imagem de Astaroth

Astaroth, na demonologia, é um grão-duque do Inferno associado à hierarquia de Belzebu e Lúcifer e parte da trindade maligna. É uma figura masculina cujo nome provavelmente tem relação com a deusa fenícia Astarte.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Astaroth é derivado da deusa fenícia Astarte,[1] um equivalente da babilônica Ishtar e da suméria Inana. Ele é mencionado na Bíblia Hebraica nas formas Ashtoreth (singular) e Ashtaroth (plural, em referência a várias estátuas dele). Esta última forma foi diretamente transliterado nas versões grega e latina antigas da Bíblia, onde era menos evidente que ele tinha sido um plural feminino em hebraico.

Lenda[editar | editar código-fonte]

Astaroth é um demônio representado como um homem desnudo com mãos e pés de dragão, asas com plumas, levando uma coroa, segurando uma serpente com uma mão. Ele cavalga sobre um dragão alado, de aspecto parecido com um lobo ou cachorro. Outras versões medievais indicam Astaroth como um enorme cavaleiro negro, montado em um Escorpião.

É um demônio de primeira hierarquia que seduz por meio da beleza, da vaidade. Inspira demoníacas e/ou outras más obras aos matemáticos, artesãos, pintores e outros artistas liberais, pode dar invisibilidade aos homens, pode conduzir os homens a tesouros escondidos que tenham sido enterrados por feitiços de magos e contesta a qualquer pergunta feita em forma de letras e números em varias línguas.

De acordo com Francis Barrett(ocultista pagão), Astaroth é o príncipe dos acusadores e inquisidores. Segundo alguns demonologistas do século XVI, os ataques deste demônio contra os humanos são mais fortes durante mês de agosto. Seu nome parece vir do da deusa pagã Ashtart/Astarté, que na Bíblia Vulgata Latina é traduzida como Astharthe (singular) e Astharoth (plural). Esta última forma se transformou na Biblia do Rei Jaime em Ashtaroth. A forma plural foi tomada do Hebraico antigo por aqueles que não sabiam que era uma forma de plural nem que era o nome de uma deusa, o vendo só como o nome de outro deus à parte de Deus e, portanto, um demônio.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lon Milo DuQuette e Christopher S. Hyatt. Do Aleister Crowley Illustrated Goetia (1992). New Falcon: Templo, AZ, EUA, p. 52.
Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.