Astro (grupo sul-coreano)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Astro (banda))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Astro
Astro em maio de 2017
Da esquerda para a direita: Jin Jin, Sanha, Eunwoo, MJ, Moonbin e Rocky
Informação geral
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2016–presente
Gravadora(s) Fantagio Entertainment
Afiliação(ões)
Integrantes
  • MJ
  • JinJin
  • Eunwoo
  • Moonbin
  • Rocky
  • Sanha
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Astro (hangul: 아스트로; rr: Aseuteulo; estilizado como ASTRO) é um grupo masculino sul-coreano formado pela Fantagio Entert. em 2016. É composto por seis integrantes: MJ, JinJin, EunWoo, Moon Bin, Rocky e SanHa.[1] O grupo estrelou em 18 de agosto de 2015, uma série sul-coreana chamada To Be Continued.[2] A estreia musical do grupo aconteceu em 22 de fevereiro de 2016, com o single "Hide & Seek (숨바꼭질)" do mini álbum Spring Up!.[3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia e To Be Continued[editar | editar código-fonte]

O grupo nasceu do projeto i-Teen, um projeto da Fantagio para recrutar novos talentos e que permite que o público acompanhe os progressos dos trainees da gravadora. Em 14 de agosto de 2015, a empresa anunciou a nova série que contaria com a participação dos integrantes, denominada To Be Continued, junto com o perfil dos membros. A série também conta com a participação de Seo Kang Joon do grupo 5urprise, Yeoreum do grupo Hello Venus e algumas integrantes do grupo Weki Meki (Trainees na época) como figurantes, ambos os três grupos formados pela Fantagio.[4]

Em 21 de janeiro de 2016, o grupo estrelou o próprio reality show, intitulado "Astro Ok! Ready", mostrando um pouco da intimidade do grupo.[5]

Debut oficial - Spring Up[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Spring Up

O grupo teve sua estreia musical em 23 de fevereiro de 2016 com o lançamento do single de estreia "Hide&Seek" contido no primeiro mini álbum, intitulado Spring Up!, que atingiu a posição 4 nas tabelas coreanas e ocupou o sexto lugar na Billboard's World Albums Chart.[3][6]

No meio de janeiro de 2016, a Fantagio anunciou que o grupo iria lançar um mini álbum de estreia no dia 23 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, um vídeo teaser do álbum foi postado apresentando os membros do grupo. Em 15 de fevereiro, foi lançado um segundo vídeo teaser do álbum com uma prévia de todas as músicas do álbum. No dia 18 de fevereiro, foi lançado um trecho do vídeo da música "Hide&Seek". No dia 23 de fevereiro foi lançado o álbum juntamente com o vídeo da música. Um segundo vídeo foi lançado, em 25 de fevereiro, para divulgar a música "Cat's Eye". O vídeo contou com trechos da série de televisão To Be Continued.

O grupo apresentou um showcase logo após o lançamento do álbum, no dia 23 de fevereiro, onde apresentaram todas as canções presentes no mini álbum. No dia 25 de fevereiro, o grupo estreou nos programas de TV apresentando as canções "Hide & Seek" e "Cat's Eye. Na primeira semana, Astro se apresentou no M! Countdown da MnetMusic Bank da KBSShow! Music Core da Munhwa Broadcasting Corporation e Inkigayo da SBS. As promoções do álbum duraram até 4 de abril de 2016, com a apresentação de despedida no programa Inkigayo.

Segundo mini álbum: Summer Vibes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Summer Vibes

Em 16 de junho de 2016, a gravadora Fantagio Ent. divulgou uma foto de comeback do ASTRO. Seu segundo mini-álbum, Summer Vibes , foi lançado em 1 de Julho, juntamente com a faixa-título "Breathless". O segundo mini álbum alcançou a segunda posição nas paradas coreanas, foi revelado que o grupo colaborou com os mesmos compositores que produziram as músicas do álbum anterior, os membros Jinjin e Rocky escreveram todas as partes de rap das faixas do álbum. "Breathless" é descrita como uma canção refrescante com uma melodia clara e viciante. Também é dita como uma faixa alegre, synthpop que mantem a sensação de boas vibrações da canção de trabalho de estreia, "Hide&Seek". O vídeo musical de Breathless foi lançado juntamento com o mini-álbum, em 1° de julho de 2016, com a participação da cantora e companheira de empresa Choi Yoojung, ex-integrante do grupo I.O.I. A primeira metade do vídeo foi filmada na praia de Jeongdongjin e a segunda metade na floresta em Namyangju, na província de Gyeonggi. O vídeo mostra os integrantes desfrutando de atividades de verão, enquanto eles aparecem sendo incarnações humanos de garrafas de refrigerante. O grupo compareceu a diversos programas musicais coreanos para promover a canção, como M! Countdown da MnetMusic Bank da KBSShow! Music Core da Munhwa Broadcasting Corporation e Inkigayo da SBS. Em alguns programas o grupo também apresentou a canção "Fireworks". As promoções oficiais do álbum finalizaram em 14 de agosto de 2016.

Autumn story: terceiro mini álbum[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Autumn Story

Em 31 de outubro, a gravadora Fantagio Ent. divulgou as fotos de retorno do Astro, anunciando seu terceiro mini-álbum Autumn Story, que foi lançada em 10 de novembro de 2016 juntamente com a faixa-título "Confession".

Autumn story alcançou, em suas melhores posições, 6º lugar nas tabelas coreanas e 15º lugar na Billboard's World Albums Chart.[6]

2017 e Winter Dream: Álbum especial[editar | editar código-fonte]

No dia 21 de Fevereiro de 2017 o Special Album Winter Dream foi lançado, juntamente com a faixa-título "Again".

Winter Dream conta apenas com 3 faixas, sendo uma delas dedicada aos seus fãs em agradecimento. Diferente dos singles/faixas titulos anteriores, Again não ganhou um MV oficial, inicialmente ele teria sim sido gravado mas o resultado final não teria sido satisfatório.

Dream Part.01 e o Primeiro Show Solo: ASTROAD[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Dream Part.01

No dia 10 de maio de 2017, a Fantagio anunciou que o grupo faria sua volta musical com o quarto mini álbum, intitulado Dream Part.01, no dia 29 de maio de 2017.[7] No dia 18 de maio de 2017, a empresa divulgou o teaser do vídeo musical de "Baby", canção título do mini álbum.[8]A lista de faixas foi liberada em 21 de maio, no formado de um menu de bebidas, contendo oito faixas incluindo a canção título, "Baby". Os membros Jinjin e Rocky participaram da criação da letra de todas as músicas presentes do mini.

O álbum foi lançado no dia 29 de maio de 2017, às 12PM no horário de Seul, juntamente com o vídeo musical da música "Baby", durante um especial gravado no canal da MNET com os integrantes do grupo. Às 8PM do mesmo dia, o grupo apresentou algumas canções do mini-álbum durante um showcase de lançamento, exibido pelo VLive.

No dia 12 de maio do mesmo ano, foi revelado que o grupo faria seu primeiro show solo na Coreia do Sul, intitulado "ASTROAD". O concerto foi realizado no Olympic Hall, na cidade de Seul, nos dias 15 e 16 de julho de 2017.[9][10] Foi revelado também shows no Japão, no mês de agosto de 2017, nas cidades de Osaka e Tóquio.[11] O grupo também participou da edição da convenção KCON realizada no Japão, no dia 19 de maio de 2017, no centro de convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba,[12] e da edição de 2017 do "Dream Concert", realizado no Estádio Olímpico de Seul no dia 3 de junho de 2017.[13]

O quinto mini álbum: Dream Part.02[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 01 de novembro de 2017 junto com o single "Crazy, Sexy, Cool". Dream Part.02 mostra um lado diferente do ASTRO, o conceito um pouco mais sexy mas ainda com as marcas do grupo.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Extended Plays

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Rede de TV
2015 To Be Continued MBC Every 1

Reality shows[editar | editar código-fonte]

Ano Título Rede de TV Notas
2016 ASTRO OK! Ready MBC Music
ASTRO Project Documentário sobre a turnê asiática do grupo

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Mnet Asian Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2016 ASTRO Grupo Masculino Revelação[14] Indicado
HotelsCombined Artista do Ano[14] Indicado

Seoul Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2017 ASTRO Artista Revelação Indicado
Popularity Award Indicado
Hallyu Special Award Venceu

Asia Artist Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2016 ASTRO Artista Mais Popular Indicado

Melon Music Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2016 ASTRO Artista Revelação Indicado

Korean Culture Entertainment Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2016 ASTRO Kpop Singer Award Venceu

Referências

  1. Samantha Marie Lifson (16 de agosto de 2015). «Get To Know ASTRO, K-Pop's Newest Boy Band» (em inglês). KpopStarz. Consultado em 4 de março de 2016. 
  2. «Fantagio reveals members of their new boy group in poster for web drama, 'To Be Continued'» (em inglês). Allkpop. 6 de agosto de 2015. Consultado em 4 de março de 2016. 
  3. a b Jae Alexander (23 de fevereiro de 2016). «Astro Plays 'Hide & Seek' As They Launch Their Debut Music Video» (em inglês). KMusic. Consultado em 4 de março de 2016. 
  4. Adrienne Stanley (14 de agosto de 2015). «Fantagio Will Introduce ASTRO Through The Web Drama, 'To Be Continued'» (em inglês). KDramaStars. Consultado em 4 de março de 2016. 
  5. Jae Alexander (19 de janeiro de 2015). «Just Before Their Debut, Astro To Star In A New Reality Show» (em inglês). KMusic. Consultado em 4 de março de 2016. 
  6. a b «Taemin, B.A.P, and ASTRO Rise on Billboard's World Album Chart» (em inglês). Soompi. 2 de março de 2016. Consultado em 4 de março de 2016. 
  7. «ASTRO unveil moving teaser for 4th mini album 'Dream Part.01'» (em inglês). Allkpop. 10 de maio de 2017. Consultado em 10 de maio de 2017. 
  8. «ASTRO are cute and sweet in 'Baby' MV teaser» (em inglês). Allkpop. 18 de maio de 2017. Consultado em 19 de maio de 2017. 
  9. «ASTRO Announces Comeback Schedule + To Hold First Solo Concert In July» (em inglês). Hello Kpop. 13 de maio de 2017. Consultado em 13 de maio de 2017. 
  10. «[단독] 아스트로, 7월 데뷔 첫 단독 콘서트…"신인 입지 넓힌다"» (em coreano). Naver. 12 de maio de 2017. Consultado em 13 de maio de 2017. 
  11. https://twitter.com/jp_offclastro/status/870505455923085317
  12. «KCON Japan Announces Mores Artists for 2017 Lineup» (em inglês). moonROK. 30 de março de 2017. Consultado em 13 de maio de 2017. 
  13. «'2017 Dream Concert' reveals 1st lineup including EXO, Red Velvet, Taemin, NCT 127, and more!» (em inglês). Allkpop. 28 de abril de 2017. Consultado em 13 de maio de 2017. 
  14. a b «Nominees For 2016 MAMA Announced». Soompi (em inglês). 28 de outubro de 2014. Consultado em 17 de novembro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Astro (grupo sul-coreano)