Atalaia de Lovelhe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

A Atalaia de Lovelhe, também denominada como Fortim da Atalaia ou Bateria da Mata, localiza-se na Freguesia de Lovelhe, Concelho de Vila Nova de Cerveira, Distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Situada no Monte da Senhora da Encarnação, a atalaia foi edificada em data desconhecida, no século XVII, acredita-se que à época da Guerra da Restauração. Cooperava com o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Forte de São Francisco de Lovelhe, com os quais constituía um triângulo defensivo.

Características[editar | editar código-fonte]

Esta atalaia apresenta um corpo central de planta circular, correspondente à bateria, cuja fachada é rodeada por uma cornija e rasgada por fenestrações, precedidas por balcões. No centro deste edifício abre-se uma cisterna.

O corpo da bateria é rodeado por uma muralha, que comportava o caminho de ronda, na qual foi rasgada a entrada principal da fortaleza, em arco quebrado.

Encontra-se em vias de classificação pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público, homologado por Decreto de 19 de Janeiro de 1979.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GIL, Júlio; CABRITA, Augusto. Os mais belos castelos e fortalezas de Portugal (4ª ed.). Lisboa; São Paulo: Editorial Verbo, 1996. 309p. fotos, mapas. ISBN 972-22-1135-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.