Atanásio II de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o patriarca de Alexandria de mesmo nome, veja Atanásio II de Alexandria.
Atanásio II de Antioquia
Nascimento 634
Balad
Morte 11 de setembro de 686
Antioquia
Ocupação sacerdote, filósofo, teólogo, tradutor
Lealdade Igreja Ortodoxa Síria
Religião cristianismo ortodoxo

Atanásio II de Antioquia, também chamado de Atanásio de Balad, foi o patriarca ortodoxo siríaco de Antioquia entre 683 e 686 d.C.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Durante o seu patriarcado, Antioquia era governada pela casa de Marwan, um ramo dos Omíadas, que, na época, lutava para se manter viva durante a Segunda Guerra Civil. Atanásio alertou a sua comunidade contra os perigos das "práticas pagãs", muitas delas também condenadas pelo Corão (como em 5:3: "Estão-vos vedados: a carniça, o sangue, a carne de suíno e tudo o que tenha sido sacrificado com a invocação de outro nome que não seja o de Deus; os animais estrangulados, os vitimados a golpes, os mortos por causa de uma queda, ou chifrados, os abatidos por feras, salvo se conseguirdes sacrificá-los ritualmente; o (animal) que tenha sido sacrificado nos altares. Também vos está vedado fazer adivinhações com setas, porque isso é uma profanação.")[1].

Precedido por
Severo II

Patriarca Ortodoxo Siríaco de Antioquia

683-686
Sucedido por
Juliano II

Referências

  1. Atanásio de Balad, "Epístola", 128-129: "que eles devem se distanciar da fornicação, do que é estrangulado e do sangue, e dos alimentos sacrificados nos altares pagãos, sob pena de serem associados dos demônios e de sua mesa imunda")

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Robert G Hoyland, Seeing Islam as Others Saw It, Darwin Press, 1998, p. 148