Ataques aéreos de luta profissional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ataques aéreos são usados na luta profissional. São golpes que requerem muito esforço físico em sua maioria tanto quanto do wrestler que aplica e de seu oponente. São os golpes mais arriscados e plásticos de pro wrestling


Old School[editar | editar código-fonte]

The Undertaker aplica o Old School em Heidenreich.

Também chamado de Arm twist ropewalk chop, é muito usado pelo lutador The Undertaker em suas lutas.

O lutador passa o braço do adversário pelo seus ombros e sobe a terceira corda, então salta dando um murro na nuca ou nas costas do adversário.

Suicide Dive[editar | editar código-fonte]

O Wrestler dá um impulso nas cordas e salta para fora do ringue, por cima da segunda corda, em cima do oponente. Existe várias formas de executar o golpe: empurrando para o chão (usado por CM Punk e Chris Benoit), caindo em posição elbow smash (usado por CM Punk), por cima da terceira corda (usado por Shawn Hernandez e por cima da terceira corda em posição High-angle no-handed (usado por The Undertaker.

Diamond dust[editar | editar código-fonte]

Esse movimento é um forward somersault three-quarter facelock bulldog/jawbreaker. O aplicante sobe em cima da terceira corda, e deixa o oponente de pé no chão. Desta posição, o aplicante coloca o ombro sobre a mandíbula do oponente, e aplica uma cambalhota frontal, aplicando um Stunner ou um Cutter. Finisher da WWE Diva Layla sob o nome de The Face Lift.

Diving Headbutt[editar | editar código-fonte]

Chris Benoit fazendo o Diving headbutt em MVP no WrestleMania 23.

É um golpe perigoso para ambos os lutadores que consiste em uma cabeçada em pleno ar. O usuário sobe a uma altura elevada e salta sobre o adversário atingindo sua cabeça na parte do corpo do adversário que deseja causar dano. Inventado por Harley Race, e usado por Chris Benoit, Umaga e Santino Marella.

Diving Bulldog[editar | editar código-fonte]

Esta técnica consiste em saltar sobre um adversário em pé em direção as suas costas, colocando a mão na sua nuca forcando contra o chão.

Springboard Bulldog[editar | editar código-fonte]

Outra versão é realizada andado sobre as corda segurando o adversário pelo pescoço, antes de saltar batendo o rosto dele no chão.

Diving Knee drop[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta da corda superior para cair de joelhos em qualquer parte do corpo do oponente

Diving Elbow Drop[editar | editar código-fonte]

Semelhante a um elbow drop comum (ver ataques de luta profissional) porém realizado de uma altura superior(de cima das cordas ou de uma escada, por exemplo). Existem varições desse golpe mas essa versão, em potencial é mais conhecida por ter sido usada como finisher do Randy Savage. Confira algumas variações:

Corkscrew elbow Drop[editar | editar código-fonte]

O lutador salta de uma altura elevada e da um giro horizontal de 360 graus em torno de si mesmo antes de cair sobre o adversário com o cotovelo.

Shooting star elbow drop[editar | editar código-fonte]

Este golpe utiliza a perigosa técnica shooting star, funciona mais ou menos assim:O usuário pula e da uma cambalhota para trás (backflip) ganhando força e velocidade então cai em cima do adversário com o cotovelo.

Corkscrew shooting star elbow drop[editar | editar código-fonte]

Uma técnica absurdamente difícil de se fazer e de se ver. O wrestler realiza o shooting star(cambalhota para tras) e gira horizontalmente (corkscrew) 360 graus caindo com o cotovelo sobre o adversário. Um golpe perigoso para ambos os lutadores.

Diving Fist Drop[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta de uma altura elevada em direção a testa de um adversário caído, batendo o punho nele. Usado por Jerry Lawler.

Diving hurricanrana[editar | editar código-fonte]

Um pouco difícil de explicar para quem não conhece o golpe Hurricanrana (chamado também de Hurracanrana). De uma altura elevada o wrestler salta sobre um adversário em pé dando uma tesoura em seu pescoço, nessa posição rapidamente o wrestler da um giro, arremeçando o outro a direção desejada. Outras variações:

Dragonrana[editar | editar código-fonte]

O wrestler faz o Hurrincanrana só que invés de arremessar o adversário ele dá uma cambalhota para trás com o pescoço do adversário entre as pernas, com a força o adversário acaba caindo de ponta cabeça resultando em pin (contagem para definir o vencedor). Criado,nomeado e popularizado por Dragon Kid. Utilizado ocasionalmente por Rey Mysterio.

Springboard hurricanrana[editar | editar código-fonte]

Igual ao Hurricanrana mas é feito após se andar pelas cordas. Popularizado por Rey Mysterio com o nome de West Coast Pop. Geralmente combinado com um pin contra oponentes de média ou baixa estatura.

Diving leg drop[editar | editar código-fonte]

Chamado também de Guillotine Leg Drop, o wrestler salta de uma altura elevada caindo sentado sobre o adversário.

Corkscrew shooting star legdrop[editar | editar código-fonte]

Semelhante com o Croscrew Shoting Star Elbow Drop , este ataque tem apenas uma diferença : Ao invés do lutador cair com o cotovelo sobre o oponente ele cai sentado , usando a perna .

Moonsault Leg Drop[editar | editar código-fonte]

Realizando o moonsaul t(o wrestler de costas para o adversário da uma cambalhota para trás) cai-se sentado no adversário (geralmente no estomago).

Shooting star legdrop[editar | editar código-fonte]

Realiza-se a técnica shooting star (cambalhota para trás) caindo sentado sobre o adversário.

Springboard legdrop[editar | editar código-fonte]

É feito após se andar pelas cordas (Ropewalk), geralmente em um adversário em pé. Popularizado por Sabu com o nome Air Sabu.

Diving shoulder block[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta de uma altura elevada em direção ao adversário de uma altura elevada batendo seu ombro com força nele. Usado por John Cena.

Diving Spear[editar | editar código-fonte]

Muito usado por Edge. O wrestler salta de uma altura elevada e bate com violência seu ombro no estômago do inimigo. Geralmente feito de uma escada ou mesa.

Diving Stomp[editar | editar código-fonte]

Golpe aéreo no qual o wrestler cai com os dois pés em qualquer parte do corpo do oponente.

Diving double-foot Stomp[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta de uma altura elevada sobre um adversário deitado caindo com os dois pés nele. Geralmente no peito. Popularizado por Low Ki como seu finisher.

Mushroom stomp[editar | editar código-fonte]

O Wrestler dá um golpe fazendo o oponente abaixar o tronco, e então de uma altura elevada ele salta nas costas do outro wrestler, dando um impacto forte na coluna vertebral deste, derrubando-o. O ataque tem esse nome, pois na série Mario de video jogos, os personagens jogáveis derrotam seus inimigos, os Goombas (na verdade são cogumelos que se locomovem), pulando em cima do mesmo.

Diving Mule Kick[editar | editar código-fonte]

O Wrestler salta e acerta as costas do oponente(que está abaixado)com as duas pernas enquanto está no ar fazendo-o bater com a cabeça e com a barriga no chão

Moonsault[editar | editar código-fonte]

Mais o nome de uma técnica do que um golpe por assim dizer. O wrestler de costas para o adversário da uma cambalhota para trás. A partir disso ele pode realizar movimentos de grande impacto.

Split - legged moonsault[editar | editar código-fonte]

O wrestler pula, dá um impulso com as coxas nas cordas, aplicando o moonsault. Antigamente usado por CM Punk e Rob Van Dam.

Split - legged corkscrew moonsault[editar | editar código-fonte]

Parecido com um Split - Legged Moonsault, só que ao mesmo tempo o wrestler gira seu corpo horizontalmente em 360º graus (corkscrew). É o finisher de John Morrison, com o nome "Starship Pain".

Double jump moonsault[editar | editar código-fonte]

O wrestler pula da segunda a terceira corda e rapidamente solta outro salto para dar um Moonsault. O wrestler Christopher Daniels usado o golpe, com o nome de "BME - Best Moonsault Ever".

Triple jump moonsault[editar | editar código-fonte]

O wrestler abre uma cadeira de aço, e deixa próximo aos braços do oponente caído no chão. Então, ele pula em cima da cadeira, e depois, aplica um salto para as cordas, aplicando múltiplas variações do moonsault, era usado como finisher pelo wrestler Sabu.

Standing moonsault[editar | editar código-fonte]

Realiza-se o moonsault , com o oponente caído, mas não se utiliza uma altura elevada, por isso o nome de Standing Moonsault. Rey Mysterio e Evan Bourne são exemplos de westlers que o utilizam.

Moonsault attack[editar | editar código-fonte]

Neste golpe o wrestler sobe no córner de costas para seu adversário de pé e da uma cambalhota para trás batendo em seu oponente o derrubando. É o finisher do wrestler Jimmy Wang Yang e também usado ocasionalmente por Shawn Michaels e Jeff Hardy

Missile Dropkick[editar | editar código-fonte]

De uma altura elevada o wrestler salta e da um chute com os pés juntos em um adversário em pé. Quem utiliza esse golpe ocasinalmente são lutadores de velocidade elevada e baixa estatura comoRick Ortiz, Carlito , Primo , Christian e John Morrison.

Shiranui[editar | editar código-fonte]

O lutador prende seu braço em torno do pescoço do adversário e não salta dando um backflip no ar caindo de joelhos dobrados no chão fazendo o outro lutador chocar suas costas contra o chão.

Senton[editar | editar código-fonte]

Similar ao Splash porém ao invés de cair com a barriga no adversário se cai com as costas sendo mais perigoso caso se erre o golpe ou o adversário o reverta. Algumas variações:

Corkscrew senton[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta e faz o corkscrew (giro horizontal) e ainda da mais um giro caindo com as costas num oponente deitado. Uma variação desse golpe foi criada por Jeff Hardy chamada Whisper In the Wind em ele realiza a técnica original em um oponente de pé, porém invés de bater as costas, ele faz uma espécie de Missile dropkick batendo geralmente no ombro do adversário.

Molly-Go-Round[editar | editar código-fonte]

O wrestler da uma cambalhota para frente em direção a um oponente de pé derrubando-o e induzindo-o ao pin. Tem esse nome devido a quem o popularizou: a lutadora Molly Holly.

Senton bomb[editar | editar código-fonte]

Se da uma meia cambalhota para frente em um oponente deitado batendo as costas nele. Mr. Kennedy e Jeff Hardy usava esse golpe como finisher com o nome de Kentom Bomb e Swanton Bomb.

630° senton[editar | editar código-fonte]

Golpe no qual o wrestler salta dando duas cambalhotas para frente (duplo twist) em cima do oponente. Existe múltiplas variações, no caso o "springboard" (nas cordas), "corkscrew" (dando cambalhotas e giros horizontais ao mesmo tempo) e "backflip corkscrew" (Dando um mortal de costas seguido de uma posição coskscrew invertida). Usado por Jack Evans e Justin Gabriel.

         Rolling Senton

Neste golpe o wrestler coloca o oponente nos ombros e dá uma cambalhota fazendo grande pressão no peito.Usado por Sheamus.

         Seated Senton 

Este ataque,normalmente usado por Rey Mysterio,consiste num salto que,enquanto o adversário está em pé,o wrestler salta e abre as pernas atacando a cabeça com a área da genitália.

High Angle Senton Bomb[editar | editar código-fonte]

Igual ao senton bomb, porém o wrestler da um pulo mais alto e mais plastico virando seu corpo no ultimo instante antes de tocar seu adversário caindo de costas em cima de um oponente deitado. Esse golpe foi popularizado por Jeff Hardy como seu finisher com o nome de Swanton Bomb.

Swanton Bomb de Jeff Hardy

Splash[editar | editar código-fonte]

O splash tradicional é realizado saltando sobre um adversário deitado batendo sua barriga contra a dele. Existem inúmeras variações desse golpe, eis as mais populares:

Diving Splash[editar | editar código-fonte]

É a feita de cima do corner. Com o oponente deitado de barriga pra cima, o wrestler sobe em um dos corners e salta caindo de barriga sobre seu oponente, podendo realizar o pin logo depois. Era muito usado por Shawn Michaels e, hoje em dia, por Rey Mysterio, que o faz após seu finisher, o 619

Diving Crossbody[editar | editar código-fonte]

É uma variação do Diving Splash, onde o wrestler salta do corner, porém em um oponente de pé, lhe atingindo com o abdômen, lançando ambos ao chão.

Springboard Crossbody[editar | editar código-fonte]

O wrestler saltar colocando-se de pé sobre alguma corda e então salta com o corpo ereto na diagonal na direção do seu oponente, caindo sobre ele.

450° splash[editar | editar código-fonte]

O wrestler salta e dá uma cambalhota e meia caindo sobre seu adversário na posição splash. Foi proibido em algumas promoções de wrestling por ser um golpe muito perigoso. Mesmo assim muitos wrestlers o utilizam como finisher, os mais conhecidos são: Austin Aries, Sonjay Dutt, Paul London, Shelton Benjamin, Jimmy Wang Yang, Jeff Hardy, Jillian Hall e Justin Gabriel.

Frog splash[editar | editar código-fonte]

É o nome dado paro golpe no estilo comum em que se salta sobre o adversário abrindo e fechando as pernas e braços (semelhante ao pulo de um sapo, dai o nome do golpe) ganhando velocidade e força e caindo no oponente na posição Splash. 2 Cold Scorpio foi o pioneiro desse golpe/tática. Porém ele é geralmente associado a Eddie Guerrero que passou a utiliza-lo como finisher. Após sua morte, outros lutadores amigos de Guerrero como Chavo Guerrero (por sinal seu sobrinho), Rey Mysterio e Christian passaram utilizar Frog Splash durante as lutas em sua homenagem.

Five-Star Frog Splash[editar | editar código-fonte]

Rob Van Dam realiza uma variação do Frog splash, chamada de Five-Star Frog Splash quando o oponente está, no mínimo, no meio do ringue. É um dos golpes em que o wrestler pula mais alto. Tão alto que, depois de executado, o próprio Rob Van Dam põe a mão na barriga como se estivesse sem ar. O movimento começa quando ele fica na terceira corda e salta para frente caindo em cima da barriga do adversário.

Shooting Star Press[editar | editar código-fonte]

O Shooting Star Press é tipo um moonsault, só que indo para frente; Um Backflip.

Body Splash[editar | editar código-fonte]

O Ataque é realizado quando o lutador salta do corner com a barriga o acertando com splash. É bastante usado por Primo, Carlito, Rey Mysterio e por Chavo Guerrero.

Leap of Faith[editar | editar código-fonte]

É um ataque em que o wrestler salta caindo de lado sobre o adversário,que está caido no chão era utilizado por Shane McMahon como seu signature.