Atherina presbyter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaAtherina presbyter
guelro ou piarda
Atherina presbyter
Atherina presbyter
Estado de conservação
Espécie não avaliada
Não avaliada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Atheriniformes
Família: Atherinidae
Género: Atherina
Linnaeus, 1758
Espécie: A. presbyter
Nome binomial
Atherina presbyter
G. Cuvier, 1829

Atherina presbyter G. Cuvier, 1829, conhecida pelos nomes comuns de piarda ou, na Madeira, guelro, é uma espécie de pequeno peixe pelágico nerítico pertencente à família Atherinidae, com distribuição natural no nordeste do Oceano Atlântico, desde o Categate às Canárias e Cabo Verde, e na parte ocidental do Mediterrâneo. A espécie forma cardumes que permanecem próximo da superfície em torno de baixios, por vezes em zona de água salobra, mas que se deslocam para águas mais profundas durante o inverno.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um peixe pequeno, de até 12 cm de comprimento. Apresenta duas barbatanas dorsais, com 7-9 raios espinhosos e numerosos raios cartilagíneos. Na barbatana na anal apresenta um raio ósseos e 14-17 raios cartilagíneos. A cabeça é grande em comparação com o corpo, com grande olhos.

Trata-se de uma espécie de água salobra e marinha. Atinge os 14 cm de comprimento padrão , com base de indivíduos de sexo indeterminado.

A coloração geral do corpo é cinzento prateado, com uma banda prateada, brilhante, da cabeza à cauda. Não apresenta linha lateral.

A espécie é comum nas costas europeais do Atlântico, desde os 60º Norte (Dinamarca) até aos 14º Norte (Cabo Verde e Canárias). Penetra no Mediterrâneo ocidental.

Apesar do seu pequeno tamanho é objecto de pescaria comercial nas regiões costeiras onde ocorre, com destaque para a Madeira e Canárias, sendo considerada um peixe de bom sabor. Contudo, a maior parte das capturas destina-se à produção de isco, principalmente para utilização na pesca dos grandes pelágicos, nomeadamente do atum.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Encontra-se presente em Portugal, onde é uma espécie nativa e ocasional.

Os seus nomes comuns são peixe-rei ou piarda.

Notas

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ríos Panisse, M. Carmen: Nomenclatura de la flora y fauna marítimas de Galicia (Invertebrados y peces). Anejo 7 (1977) de Verba.
  • Costa F. Atlante dei pesci dei mari italiani Mursia 1991 ISBN 8842510033
  • Louisy P., Trainito E. (a cura di) Guida all'identificazione dei pesci marini d'Europa e del Mediterraneo. Milano, Il Castello, 2006. ISBN 888039472X
  • Tortonese E. Osteichthyes, Calderini, 1975

Ligações externas[editar | editar código-fonte]