Atlético Clube Apollo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Apollo
Escudo do Apollo.png
Nome Atlético Clube Apollo
Mascote Águia
Fundação 3 de setembro de 1970 (47 anos)
Estádio Municipal Hermenegildo Barcelos (Barcelão)
Capacidade 6.000
Presidente Brasil Cristiano da Silva Pimentel (Cristiano DJ)
Treinador Brasil
Competição Rio de Janeiro Campeonato Carioca - Série B2
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Atlético Clube Apollo é uma agremiação esportiva da cidade de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 3 de setembro de 1970. Possui as cores amarelo, branco e preto, e costuma mandar seus jogos no Estádio Municipal Hermenegildo Barcelos, em Arraial do Cabo.

Equipe do Apollo nos anos 90 (Divulgação)
Formação do Apollo na década de 90 (Divulgação)

História[editar | editar código-fonte]

Estreia no profissionalismo, em 1993, quando conquista, logo em sua primeira competição, o Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro. No primeiro turno, fica em terceiro lugar, sendo superado por Esporte Clube Italva e Esporte Clube Cachoeirense. No returno, é o segundo colocado, atrás somente do Esporte Clube Lucas, conseguindo a classificação para o quadrangular final. Neste, fica em primeiro ao superar o Esporte Clube Lucas, Esporte Clube Italva e Everest Atlético Clube, sagrando-se campeão da Terceira Divisão de 1993.

Em 1994, participa do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, na prática o terceiro módulo, pois a verdadeira Segunda Divisão se tornara Intermediária. A campanha é ruim. O clube é apenas o oitavo colocado em sua chave, à frente somente do Carapebus Esporte Clube, sendo eliminado na primeira fase e rebaixado para a Terceira Divisão de 1995.

Em 1995, de volta à Terceira Divisão, fica em último lugar no primeiro turno em sua chave. No segundo turno, o resultado é idêntico, e a equipe é eliminada na primeira fase do campeonato.

Após esse certame, a agremiação se licenciou dos campeonatos de âmbito profissional, promovidas pela FFERJ.

Após longos dezesseis anos de inatividade, o time volta em 2011 a disputar o Campeonato Estadual da Série C.

O técnico foi o ex-goleiro Régis e seu auxiliar, o ex-meio-campo Dudu, que brilhou no Vasco nos anos 80. A campanha, porém, não foi satisfatória e a equipe acabou eliminada na primeira fase no Grupo "E", sendo superada pelos classificados Associação Desportiva Itaboraí, Sociedade Esportiva de Búzios e Juventus Futebol Clube. Bela Vista Futebol Clube e Esporte Clube Nova Cidade também foram eliminados.

Em 2012, sob o comando técnico de Miro Dórea, o time não faz uma boa campanha e cai novamente na primeira fase. Ao integrar o Grupo "D", o time ficou em último lugar na chave, atrás dos classificados Paduano Esporte Clube, Rubro Social Esporte Clube, Clube de Futebol São José e Sociedade Esportiva de Búzios.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estadual
Competição Título Temporada
Rio de Janeiro Campeonato Carioca - 4ª divisão 1 1993

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]