Atol Moruroa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Moruroa
O atol em 1972
Moruroa está localizado em: Polinésia Francesa
Moruroa
Localização na Polinésia Francesa
Coordenadas: 21° 50' 40" S 138° 55' 43" O
Localización de Tureia en las Tuamotu.png
Localização de Mururoa no arquipélago
21° 50′ 40″ N, 138° 55′ 43″ O
Geografia física
País Polinésia Francesa
Arquipélago Tuamotu
Área 15  km²
Geografia humana
População 0
Densidade 0  hab./km²
Moruroa atoll.JPG
Imagem de satélite do Atol Moruroa

O Atol Moruroa (por vezes, chamado por erro de Mururoa[1]) localiza-se no Arquipélago de Tuamotu, na Polinésia Francesa. Tornou-se conhecido, tal como o atol Fangataufa, desde que a França ali iniciou seus testes nucleares. Entre 1966 e 1974 foram feitos 46 testes atmosféricos e 150 subterrâneos.

Embora os antigos polinésios conhecessem o atol de Moruroa pelo nome ancestral de Hiti-Tautau-Mai, não existe prova histórica de que tenha sido permanentemente habitado.

O primeiro registo de um europeu a visitar o atol é o do comandante Philip Carteret a bordo do HMS Swallow em 1767, apenas alguns dias antes de ter descoberto Pitcairn. Carteret chamou Moruroa como "Ilha do Bispo de Osnaburgh".

Em 1985 o navio Warrior do Greenpeace esteve fazendo protestos na região.

Em setembro de 1995, houve uma série de manifestações em todo mundo contra a retomada de testes na região fazendo com que os novos testes fossem interrompidos em janeiro de 1996.

Referências

  1. A designação « Mururoa » é a mais comum em francês, e figura como primeira entrada nos dicionários desta língua, mas o nome polinésio do atol é Moruroa, que significa «ilha secreta» em língua taitiana.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Atol Moruroa