Atílio Fontana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atílio Fontana
Atílio Fontana
Nascimento 10 de agosto de 1900
Santa Maria, RS
Morte 15 de março de 1989 (88 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade Brasileiro
Cidadania Brasil
Ocupação empresário e político

Attilio Francisco Xavier Fontana[1] (Santa Maria, 7 de agosto de 1900São Paulo, 15 de março de 1989) foi um empresário e político brasileiro.[1]

Foi o fundador e proprietário do Grupo Sadia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 7 de agosto de 1900, na colônia Arroio Grande, atual município de Santa Maria/RS. Filho de Romano Fontana e Teresa Dalle Rive Fontana, imigrantes da província de Vicenza, Região do Vêneto, Itália.

Atílio casou com Diva Fontana, com quem teve Walter, Lucy, Omar, Odila; a esposa faleceu em 1931. No ano de 1934, casou com Carlota Ringwalt e tiveram a filha Maria Therezinha. A segunda esposa faleceu em 1945. O terceiro casamento foi com Rute Carvalho Fontana, em 1962, com quem teve a filha Carla Maria.

Estudou até o terceiro ano do ensino primário, na terra natal. Trabalhou na fazenda com seu pai em produção familiar de alfafa. Mudou-se para Herval d’Oeste/SC e começou seus trabalhos na agropecuária local, atuando no comércio de suínos.

Memória Política de Santa Catarina (2022) [2]

Só experimentou a sensação de calçar sapatos no dia da sua primeira comunhão e tirou férias pela primeira vez aos 34 anos.[3]


Pioneiros e Empreendedores: Attilio Fontana, FEA/USP (2019)

Pai de 9 filhos: Walter Fontana, Lucy Fontana Furlan, Omar Fontana, Odylla Fontana, Maria Terezinha Fontana, Odila Sperandio, Vera Lucia Pereira Fontana e Carla Maria Carvalho Fontana.

Avô de Luiz Fernando Furlan, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante o governo Lula, entre 2003 e 2007.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Experiente na área da agropecuária, Atílio se tornou sócio em empreendimento industrial no município de Concórdia/SC e, em 1944, criou efetivamente a S.A. Indústria e Comércio Concórdia, conhecida posteriormente o nome foi alterado, conservando do original as primeiras letras “S” e “A” e as últimas da palavra “Concórdia”: nasceu, assim, a Sadia[3] - sólida organização financeira e econômica do País. O crescimento do grupo rendeu à Atilio o cargo de Diretor das seguintes empresas, além de todas as extensões do Grupo Sadia:

  • Moinho da Lapa S.A.;
  • Moinho Marcelinense;
  • Frigobrás - Cia. Brasileira de Frigoríficos;
  • Sadia Avícola;
  • Frigorífico Pioneira;
  • Sadia Oeste Indústria e Comércio;
  • Sadia Comercial e Agrícola.

Foi acionista da Sadia Transportes Aéreos, antiga Transbrasil e representante Consular da Itália em Concórdia.

Memória Política de Santa Catarina (2022)[2]

Foi vereador e prefeito municipal de Concórdia, de 1951 a 1954.

Foi deputado à Câmara dos Deputados por Santa Catarina na 40ª legislatura (1955 — 1959), eleito pela Aliança Social Trabalhista, coligação do Partido Social Democrático (PSD) com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e na 41ª legislatura (1959 — 1963), eleito (PSD).[4]

Foi senador da República e secretário de estado da Agricultura do estado de Santa Catarina e finalmente vice-governador do mesmo estado.

Em 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um frigorífico em dificuldades, a S. A. Indústria e Comércio Concórdia é batizada por seu fundador, pouco tempo depois, como Sadia. O nome foi composto a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA, e virou marca registrada em 1947.

Observações[editar | editar código-fonte]

A grafia original do nome do biografado, Attílio Francisco Xavier Fontana, deve ser atualizada conforme a onomástica estabelecida a partir do Formulário Ortográfico de 1943, por seguir as mesmas regras dos substantivos comuns (Academia Brasileira de Letras – Formulário Ortográfico de 1943). Tal norma foi reafirmada pelos subsequentes acordos ortográficos da língua portuguesa (Acordo Ortográfico de 1945 e Acordo Ortográfico de 1990). A norma é optativa para nomes de pessoas em vida, a fim de evitar constrangimentos, mas após seu falecimento torna-se obrigatória para publicações, ainda que se possa utilizar a grafia arcaica no foro privado (Formulário Ortográfico de 1943, IX).

http://www.memorialattiliofontana.com.br/
Memorial - Atílio Fontana, localizado na cidade de Concórdia (SC), aberto para visitação.

Referências

  1. Biografia na página do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)
  2. a b «Biografia Atílio Fontana». MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Memória Política de Santa Catarina. 2022. Consultado em 4 de julho de 2023 
  3. a b «Pioneiros e Empreendedores - Attilio Fontana». Pioneiros & Empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil (USP). Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. 2019. Consultado em 4 de julho de 2023 
  4. Atílio Fontana, Memória Política de Santa Catarina, em memoriapolitica.alesc.sc.gov.br


Precedido por
Fioravante Ângelo Massolini
Prefeito de Concórdia
1951 — 1955
Sucedido por
Domingos Machado de Lima
Precedido por
Jorge Bornhausen
Vice-governador de Santa Catarina
1971 — 1975
Sucedido por
Marcos Henrique Büechler


Ícone de esboço Este artigo sobre políticos ou política de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.