Atypical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Atypical
Informação geral
Formato Sitcom
Género Comédia dramática
Duração 26–38 minutos
Estado Em exibição
Autor(es) Robia Rashid
País de origem  Estados Unidos
Produção
Diretor(es) Seth Gordon
Produtor(es) Jennifer Jason Leigh
Distribuída por Netflix
Roteirista(s) Robia Rashid
Elenco Keir Gilchrist
Jennifer Jason Leigh
Brigette Lundy-Paine
Amy Okuda
Michael Rapaport
Empresa(s) de produção Weird Brain
Exhibit A
Sony Pictures Television
Exibição
Emissora de televisão original Netflix
Transmissão original 11 de agosto de 2017 – presente
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 18

Atypical é uma série norte-americana de comédia dramática original Netflix, criada e escrita por Robia Rashid, que conta a história de um rapaz de 18 anos, diagnosticado dentro do espectro do autismo[1][2], que trabalha e estuda, vivendo a efervescência da idade e seu amadurecimento. Disponibilizada na rede de streaming desde 11 de agosto de 2017, com oito episódios. A série foi bem recebida pela crítica. Foi renovada para uma segunda temporada com dez episódios em 13 de setembro de 2017..[3] A Netflix anunciou em 14 de agosto de 2018, que a segunda temporada de Atypical estreiou na plataforma de streaming no dia 7 de setembro de 2018.[2] Em 24 de outubro de 2018, a Netflix renovou a série para sua terceira temporada.[4]

Em 2017, Atypical — que tem episódios de 29 a 38 minutos cada — foi a décima série mais assistida pelos brasileiros em sessões curtas (de menos de duas horas por dia), segundo a retrospectiva da Netflix. E foi a oitava em recomendação para se assistir com a família[5].[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sam é um garoto autista de 18 anos, que encorajado por sua psicóloga, decide procurar uma namorada. Além de buscar mais independência e autoconhecimento, também começa a se ver envolvido na sua primeira história de amor, enquanto vários problemas ocorrem em torno do dia a dia da família.

Na primeira temporada, Sam está em busca de uma namorada, por motivação de sua psicóloga Júlia, quem o aconselha. Cursando o ensino médio, ele não tem muitas amizades, além de Zahid, seu amigo de trabalho — um galanteador muito divertido — e sua irmã, corredora e um tanto protetora.

Na segunda temporada, os pais de Sam — Elsa e Doug — encaram os desdobramentos de uma crise no casamento. Casey tenta se adaptar à nova escola e fazer novos amigos. Sam se prepara para a fase pós-formatura.[2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

  • Kier Gilchrist como Sam Gardner: Protagonista da série, é um menino de 18 anos no espectro autista, que é obcecado pela Antártica, sempre observando a fauna local e comparando a vida animal para com a sua, baseado em seus desafios e relacionamentos. Bastante tímido e certamente inábil socialmente, Sam tem dificuldades de se aproximar de outras pessoas, tendo inicialmente como único amigo o indiano Zahid, seu colega de trabalho, e não possuindo amigos na escola. Com o tempo, toma coragem de se aproximar de garotas e tentar arranjar uma namorada.
  • Brigette Lundy-Paine como Casey Gardner: a irmã mais nova de Sam, uma corredora exímia que insiste no esporte, sendo incentivada principalmente por seu pai Doug. Possui uma relação instável para com a mãe Elsa, devido a achá-la invasiva demais, principalmente depois que Casey começa a namorar Evan e fica muito tempo sozinha com ele. Certamente mais madura que seu irmão mais velho Sam, além de fisicamente mais desenvolvida, Casey exerce o papel de irmã mais velha protetora para o mesmo, sempre tentando ter um relacionamento amigável com ele e ajudá-lo a lidar com a sociedade, apesar de vez ou outra gostar de provocá-lo, o que muitas vezes ele acaba não compreendendo e acaba gerando alguns atritos entre eles apesar de se amarem como irmãos e possuírem uma relação bastante amigável.
  • Jennifer Jason Leigh como Elsa Gardner: Mãe de Sam e Casey. Ciente das condições do filho, Elsa é uma mãe superprotetora que está sempre tentando auxiliar o filho quando pode, o que chega a criar desavenças entre ela e Casey, que vê a mãe sendo muito mais atenta ás necessidades do filho que de sua filha, que aparentemente não precisa dos cuidados especiais dos quais Sam é necessitado.
  • Amy Okuda como Julia Sasaki: terapeuta de Sam e interesse amoroso do mesmo, pelo menos inicialmente. Por Julia ser a pessoa que obviamente entende Sam mais do que qualquer outra que ele tenha contato, ele acaba criando um amor platônico por ela e tenta conquistá-la á todo custo, inclusive tentando tirar Miles, o namorado dela, do caminho dos dois.

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Graham Rogers como Evan Chapin: O atlético e atraente namorado de Casey, a quem conhece após a garota defender a irmã dele do bullying que estava sofrendo por ser obesa, socando a agressora. Evan agradece Casey e os dois se afeiçoam a ponto de logo se tornarem namorados. Casey se encanta pelo jeito descolado e simpático do rapaz, mas tem dificuldades em tentar uma aproximação maior, mesmo seus pais não sendo contra o relacionamento deles.
  • Nik Dodani como Zahid: o melhor amigo de Sam. Vindo de família indiana, Zahid é colega de trabalho de Sam e está sempre o aconselhando, principalmente em como lidar com as garotas, visto que Zahid é malandro e um galanteador exímio, assim, livrando Sam das maiores gafes. Graças a isso, Sam vive o solicitando e a família deste acolhe bem ao rapaz.
  • Raúl Castillo como Nick: um barman o qual Elsa tem um caso. Muito mais jovem que ela, Nick a conhece quando ela vai buscar o cartão de crédito que perdeu no bar onde ele trabalha e o rapaz se interessa por ela, que mesmo sendo casada e mãe de dois filhos, acaba cedendo.
  • Jenna Boyd como Paige Hardaway: a "namorada de treino" de Sam. Paige é um tanto quanto prolixa, chegando a ser bastante inadequada em algumas situações, visto que se veste de forma exageradamente cafona e assim como Sam, aparentemente possui interesses nerds e não possui muitos amigos, fazendo com que se apegue bastante a Sam e ele á ela, apesar do jeito dela muitas vezes incomodá-lo. Inicialmente, Sam se refere á ela como sua namorada de treino, por estar apaixonado por Julia, sua terapeuta, até descobrir que não pode tê-la e tentar reconquistar Paige.
  • Rachel Redleaf como Beth Chapin: irmã mais nova de Evan, obesa e bastante tímida e recatada, sendo vítima de Bullying na escola, mas sendo defendida por Casey, que dá um soco na agressora, fazendo Evan se admirar disso e se tornar amigo de Casey antes dos dois namorarem. Beth é um tanto quanto desengonçada e atrapalhada, gerando alguns inconvenientes para si e para os demais ao seu redor.
  • Fivel Stewart como Izzie: amiga de Casey, que esta conhece quando deixa a escola Newton(que é a mesma que Sam estuda) e passa a frequentar o colégio de elite Clayton Prep. Inicialmente, Izzie se mostra uma garota popular e bastante esnobe que trata Casey de forma rude, tanto que ela e suas amigas a apelidam de Newton, em alusão á escola onde estudava antes e em forma de bullying e exclusão. Após algumas desavenças, as duas se entendem e se tornam grandes amigas, logo fazendo Casey se tornar querida entre as demais meninas do time da Clayton e seus amigos. Apesar disso, Evan não parece gostar muito das novas amizades de sua namorada e os dois entram em desavenças por causa disso.
  • Graham Phillips como Nate: namorado de Izzie, por quem Casey inicialmente desenvolve um breve interesse amoroso que desperta o ciúme em Izzie, isso antes de se tornarem amigas e Casey respeitar o casal, apesar de Nate, por sua vez, também ficar interessado na nova amiga de sua namorada.
  • Casey Wilson como Ms. Whitaker, a coordenadora do grupo em prol de portadores de autismo que Sam participa. Bastante atenciosa, Whitaker tenta o que pode afim de integrar seus alunos e fazê-los compreender o mundo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

1.ª temporada (2017)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
11 "Antártica"
"Antarctica"
Seth GordonRobia Rashid11 de agosto de 2017
22 "Um Fêmea Humana"
"A Human Female"
Michael Patrick JannMike Oppenhuizen11 de agosto de 2017
33 "A Júlia Que Disse"
"Julia Says"
Michael Patrick JannBrian Tanen11 de agosto de 2017
44 "Um Cheiro Agradável e Neutro"
"A Nice Neutral Smell"
Seth GordonAnnabel Oakes11 de agosto de 2017
55 "Esse Moletom É Meu"
"That's My Sweatshirt"
Michael Patrick JannDennis Saldua11 de agosto de 2017
66 "Hora de Agasalhar o Croquete"
"The D-Train to Bone Town"
Michael Patrick JannMike Oppenhuizen & Jen Regan11 de agosto de 2017
77 "O Pobre Almôndega Morreu"
"I Lost My Poor Meatball"
Joe KesslerRobia Rashid11 de agosto de 2017
88 "Característica Silenciadora da Neve"
"The Silencing Properties of Snow"
Joe KesslerRobia Rashid11 de agosto de 2017

2.ª temporada (2018)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
91 "Banho de Suco"
"Juiced!"
Joe KesslerRobia Rashid7 de setembro de 2018
102 "O Pinguim Assassinado"
"Penguin Cam and Chill"
Ryan CaseRobia Rashid7 de setembro de 2018
113 "O Garotinho e o Leão"
"Little Dude and the Lion"
Silver TreeTheresa Mulligan Rosenthal7 de setembro de 2018
124 "É Mais Fácil do que Parece"
"Pants on Fire"
Geeta PatelMike Oppenhuizen7 de setembro de 2018
135 "O Ovo está Quebrando"
"The Egg Is Pipping"
Wendey StanzlerBob Smiley7 de setembro de 2018
146 "No Covil do Dragão"
"In the Dragon's Lair"
Silver TreeRobia Rashid7 de setembro de 2018
157 "O Mistério do Banco"
"The Smudging"
Pam ThomasRobia Rashid & Dennis Saldua7 de setembro de 2018
168 "Viver em Ângulo"
"Living at an Angle"
Pete ChatmonJen Regan & Theresa Mulligan Rosenthal7 de setembro de 2018
179 "Ritualicioso"
"Ritual-licious"
Ryan CaseMike Oppenhuizen & D.J. Ryan7 de setembro de 2018
1810 "As Regras de Sobrevivência de Ernest Shackleton"
"Ernest Shackleton's Rules for Survival"
Ken WhittinghamRobia Rashid7 de setembro de 2018

Recepção[editar | editar código-fonte]

Após a liberação, Atypical recebeu críticas geralmente positivas por parte dos críticos. No Metacritic, a primeira temporada recebeu uma pontuação de 66, com base em 20 críticas, indicando "críticas geralmente favoráveis",[6] e uma pontuação de 79% no Rotten Tomatoes.[7] A atuação, especialmente a performance de Gilchrist, foi geralmente bem recebida,[8][9][10] apesar de alguns críticos acharam a série mal escrita.[11][12] A falta de outras pessoas autistas na série também foi questionada.[13][14]

Referências

  1. «Nova série da Netflix, "Atypical" traz jovem protagonista autista que só quer arranjar uma namorada». ZH 2014 
  2. a b c d «Atypical estreia segunda temporada dia 7 de setembro - Tismoo». tismoo.us. Consultado em 3 de setembro de 2018 
  3. «'Atypical' Renewed for Season 2 at Netflix». The Hollywood Reporter (em inglês) 
  4. «'Atypical' Renewed For Season 3 By Netflix» (em inglês). Deadline.com. 24 de outubro de 2018. Consultado em 24 de outubro de 2018 
  5. «Retrospectiva Netflix de 2017: Um Ano de Maratonas». Netflix Media Center. Consultado em 3 de setembro de 2018 
  6. «Atypical» (em inglês). Consultado em 13 de setembro de 2017 
  7. «Atypical» (em inglês). Wikipédia em inglês. 11 de setembro de 2017 
  8. «'Atypical': Netflix questions normality». Newsday 
  9. Tallerico, Brian. «Great Cast, Empathetic Writing Make "Atypical" Stand Out – Demanders – Roger Ebert» (em inglês). www.rogerebert.com. Consultado em 13 de setembro de 2017 
  10. «'Atypical' explores autism via mostly ordinary Netflix show». CNN (em inglês)  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  11. «'Atypical': TV Review». The Hollywood Reporter (em inglês) 
  12. Genzlinger, Neil (10 de agosto de 2017). «Review: Autism, Hormones and Family in Netflix's 'Atypical'». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331 
  13. Rowe, Mickey. «I'm Autistic and I Was Majorly Disappointed by Netflix's New Show "Atypical"». Vogue (em inglês)  Texto "Vogue]]" ignorado (ajuda); Texto "Vogue]]" ignorado (ajuda); Texto "Vogue]]" ignorado (ajuda); Texto "Vogue]] " ignorado (ajuda)
  14. «My teen son has autism. Here's what Netflix's new dramedy Atypical gets wrong.». 11 de agosto de 2017 
Netflix-incon.png Este artigo que fala sobre alguma série ou um projeto da(o) Netflix é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.