Aubervilliers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aubervilliers
—  Comuna francesa França  —
Centro de Aubervilliers.
Centro de Aubervilliers.
Brasão de armas de Aubervilliers
Brasão de armas
Aubervilliers está localizado em: França
Aubervilliers
Localização de Aubervilliers na França
Coordenadas 48° 54' 47" N 2° 23' E
País  França
Coletividade Metrópole da Grande Paris
Região Blason France moderne.svg Ilha de França
Departamento Blason département fr Seine-Saint-Denis.svg Sena-São Dinis
Administração
 - Prefeito Meriem Derkaoui (PCF)
Área
 - Total 5,76 km²
Altitude máxima 46 m
Altitude mínima 33 m
População (2010) [1]
 - Total 76 087
    • Densidade 13 209,5 hab./km²
Gentílico: Albertivillariens
Código Postal 93300
Código INSEE 93001
Sítio aubervilliers.fr

Aubervilliers é uma comuna francesa, situada na periferia de Paris ao norte, no departamento de Seine-Saint-Denis, na região da Ilha de França. Sua população era de 63.136 habitantes, em 1999. Seus habitantes são chamados de Albertivillariens.

Sua identidade urbana e humana é marcada pelo legado da indústria e do trabalho. A cidade faz parte do estabelecimento público territorial Plaine Commune, na Metrópole da Grande Paris. Ela é limítrofe de Saint-Denis, de La Courneuve, de Pantin e dos 18º e 19º arrondissements de Paris.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

A cidade é mencionada sob a forma latinizada Albertivillare em 1059[2]. Daí o gentílico de Albertivillarien para designar os habitantes.

Nome do local em -villiers (variante de -villier, -villers, -viller, derivado do baixo latim villare, derivado de villa, fazenda, vila, depois cidade) apelativo característico de domínios agrícolas da época merovíngia e carolíngia. O primeiro elemento é o nome de pessoa germânica Adalbertus, que deu os prenomes Albert (forma erudita) e Aubert (forma popular) tornado patrônimo. Homonímia com uma aldeia do Sena e Marne, Aubervilliers e algumas Auberville da Normandia (as outras sendo explicadas pelo nome de pessoa nórdico Osbern> Auber, sobrenome normando).

História[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas de Aubervilliers.

Originalmente toda o seu território era uma propriedade agrícola (villare) pertencente a um certo Albert ou Aubert. Aubervilliers não aparece nos arquivos antes de 1060, quando será uma vila povoada por agricultores, mantendo-se assim até o século XIX, pois a proximidade dos mercados de Paris favorecia a cultura de verduras e legumes

O Forte de Aubervilliers, construído em 1843, é uma das obras realizadas a partir de 1840, por determinação do então presidente da república, Adolphe Thiers, para proteger Paris e esmagar eventuais rebeliões. O forte será particularmente útil na repressão à Comuna de Paris, em 1871.

O Canal Saint-Denis entre Paris e Aubervilliers.

Durante a Revolução Industrial, indústrias se instalam ao longo do Canal de Saint Denis, que atravessa a parte oeste da cidade, e os operários, muitos dos quais estrangeiros, vão residir nas áreas da periferia da capital, onde o aluguel é mais barato. Desde então, Aubervilliers é uma cidade multicultural, onde coabitam pessoas de 70 nacionalidades.

Economia[editar | editar código-fonte]

O Telecity Paris, datacenter que abriga servidores da Wikimedia, está localizado em Aubervilliers.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013 
  2. Albert Dauzat e Charles Rostaing, Dictionnaire étymologique des noms de lieux en France, éditions Larousse 1968.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aubervilliers