Fórum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Audiência pública)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Fórum (desambiguação).
Fórum federal em Serra Talhada, no Brasil.

Fórum ou foro (ô) (ambos, aportuguesamentos do termo latino forum)[1] é o edifício em que estão sediadas as instalações do Poder Judiciário, onde trabalham os magistrados ou onde funcionam os tribunais judiciais de determinada localidade.[2][3][4] Corresponde ao que, em Portugal, é designado por palácio da Justiça. Os termos "fórum" e "foro" também podem remeter ao sentido de jurisdição.[2]

Palacetinho do fórum de Espigão d'Oeste, em Rondônia.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente, um fórum era a região central das localidades do Império Romano onde costumavam ficar situados os edifícios administrativos e judiciais, além dos principais estabelecimentos de comércio. Era a praça principal da cidade, o centro político, religioso, económico e social da mesma. Era o equivalente à ágora grega.

Fórum de São Luís.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 802.
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 804.
  3. «CNJ Serviço: Saiba a diferença entre comarca, vara, entrância e instância - Portal CNJ». www.cnj.jus.br. Consultado em 11 de dezembro de 2017 
  4. «Fórum ou Foro?». Migalhas. 14 de agosto de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fórum