Audi Rosemeyer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Audi Rosemeyer
Visão Geral
Produção 2000 (Carro conceito)
Fabricante Audi, Grupo Volkswagen
Modelo
Classe Esportivo

Carro conceito

Carroceria Coupé de 2 portas
Ficha técnica
Motor 8.0 L W16
Transmissão Manual de 6 velocidades
Layout Motor médio, tração nas quatro rodas permanente quattro
Modelos relacionados Bugatti Veyron
Dimensões
Comprimento 4.539 mm (178,7 pol.)
Largura 1.240 mm (49 pol.)
Altura 1.240 mm (49 pol.)
Cronologia
Audi Avus Quattro
Audi Le Mans Quattro

Audi Rosemeyer foi um carro conceito da Audi originalmente exibido na Autostadt em 2000[1] e depois em vários auto shows pela Europa. Embora nunca tenha sido destinado à produção, seu design marcante e sua natureza altamente esportiva chamaram atenção considerável para a marca, e muitos potenciais compradores anteciparam uma versão de produção sem sucesso. Foi anunciado como tendo um motor W16 e sua aparência em muito se assemelhava ao futuro Bugatti Veyron. Tanto o design como o conceito de motor influenciaram a Volkswagen AG a produzir o Bugatti Veyron em 2005.

Informações[editar | editar código-fonte]

O veículo foi projetado para evocar emoções e atrair atenção, e era único, pois combinava elementos de design moderno com um estilo que lembrava muito os antigos Silver Arrows da Auto Union Grand Prix, o carro de 16 cilindros dirigido por Bernd Rosemeyer, o qual o carro recebeu o nome. O conceito Rosemeyer também lembra muito a um projeto chamado de projeto "Tipo 52", escrito pelo Dr. Ferdinand Porsche e pelo Dr. Erwin Komenda na década de 1930 como uma versão possível do Silver Arrow, que nunca viu produção.

Alimentado por um grande motor W16, e com o sistema permanente quattro da Audi de tração nas quatro rodas, o veículo prometeu alto desempenho para combinar com sua aparência. No fim das contas, foi considerado impróprio para a produção, tanto por causa dos custos de produção projetados extremamente altos quanto pela falta de vontade da Audi em criar concorrência interna com a Lamborghini, que a Volkswagen havia comprado nos anos 90. De certa forma, o Lamborghini Gallardo e o Audi R8 poderiam ser considerados os sucessores do Rosemeyer. [carece de fontes?]

Especificações[editar | editar código-fonte]

  • 8,004 centímetros cúbicos (488.4 cu in) W16 5 válvulas por cilindro
  • 780.71 cavalos-vapor (582 kW; 792 PS) por litro
  • 761 metros (561 lbf·ft) @ 4,000 rpm
  • Velocidade Máxima: 350 km/h (217.5 mph)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.