August Bebel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
August Bebel
Nome nativo August Bebel
Nascimento 22 de fevereiro de 1840
Deutz, Colônia
Morte 13 de agosto de 1913 (73 anos)
Passugg
Sepultamento Friedhof Sihlfeld
Cidadania Alemanha
Ocupação político, escritor
Causa da morte ataque cardíaco
Assinatura
SignaturAugustBebel.jpg

August Ferdinand Bebel (Deutz, 22 de Fevereiro de 1840Passugg, Suiça ,13 de Agosto de 1913) foi um social democrata alemão e um dos fundadores do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1867, August Bebel funda o Partido Popular da Saxônia (em alemão: Sächsische Volkspartei), junto com Wilhelm Liebknecht.

Em 7 de agosto de 1869, Bebel e Liebknecht participam da fundação do Partido Social Democrata dos Trabalhadores (em alemão: Sozialdemokratische Arbeiterpartei Deutschlands, SDAP). O grupo era estabelecido na cidade de Eisenach, na Turíngia, e, por isso, seus membros passaram a ser conhecidos como Eisenacher.

O pano de fundo da criação do SDAP remete à existência da Associação Geral dos Trabalhadores Alemães (em alemão: Allgemeiner Deutscher Arbeiterverein, ADAV). A agremiação, estabelecida em Leipzig, de caráter quase socialista utópico, tinha como principal teórico, desde sua fundação em 1863, Ferdinand Lassalle. Sob liderança do escritor, a ADAV pode ser considerada o primeiro partido trabalhista alemão.

Lassalle tinha posição semelhante à de Otto von Bismarck quanto à unificação alemã: ambos estavam satisfeito com a união apenas dos estados alemães ao norte dos Alpes, sob a liderança da Prússia. Essa "pequena solução", como era encarada a unificação parcial, era contestada por parte da esquerda alemã, especialmente por Bebel e Liebknecht[1].

Contudo, quase cinco anos após a unificação alemã, cuja realização oficial se deu em 1871, o assunto era página virada na história. Dessa forma, em 1875, as duas agremiações, ADAV e SDAP, decidiram se fundir, passando a se chamar Partido Socialista dos Trabalhadores da Alemanha (em alemão: Sozialistische Arbeiterpartei Deutschlands, SAPD) e adotando o Programa de Gotha[2]. Em 1890, com o fim das Leis Antissocialistas, o SAPD foi renomeado para Partido Social Democrata da Alemanha (em alemão: Sozialdemokratische Partei Deutschlands, SPD), denominação sob o qual permanece organizado até hoje.

Depois de viver em Berlim-Schöneberg por muitos anos, onde há uma placa em sua homenagem localizada na Hauptstraße 97, ele morreu no dia 18 de Março de 1913 durante uma visita a um sanatório na Suíça; ele foi enterrado em Zurique.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre August Bebel
  1. (www.dw.com), Deutsche Welle. «1869: Fundação do Partido Social Democrata dos Trabalhadores | DW | 07.08.2013». DW.COM. Consultado em 6 de outubro de 2018. 
  2. «PROGRAMA DE GOTHA . Glossário. História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - Faculdade de Educação - UNICAMP». www.histedbr.fe.unicamp.br. Consultado em 6 de outubro de 2018.