August Hlond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde setembro de 2018). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


August Hlond, S.D.B.
Cardeal da Igreja Católica
Arcebispo de Varsóvia
Atividade Eclesiástica
Congregação Congregação salesiana
Diocese Arquidiocese de Varsóvia
Nomeação 13 de junho de 1946
Predecessor Dom Aleksander Cardeal Kakowski
Sucessor Dom Stefan Cardeal Wyszynski
Mandato 1946 - 1948
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 23 de setembro de 1905
por Dom Anatol Wincenty Nowak
Nomeação episcopal 14 de dezembro de 1925
Ordenação episcopal 3 de janeiro de 1926
por Dom Aleksander Cardeal Kakowski
Nomeado arcebispo 24 de junho de 1926
Cardinalato
Criação 20 de junho de 1927
por Papa Pio XI
Ordem Cardeal-presbítero
Título Nossa Senhora da Paz
Brasão
Coat of arms of August Hlond.svg
Lema Da mihi animas cætera tolle
Dados pessoais
Nascimento Mysłowice
5 de julho de 1881
Morte Varsóvia
22 de outubro de 1948 (67 anos)
Nacionalidade Polaco
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

August Hlond (5 de julho de 1881 perto de Myslowitz na Silésia alemã (hoje Mysłowice na Polónia ) - 22 de outubro de 1948 em Varsóvia) , é um salesiano , que foi bispo de Katowice em 1925 e arcebispo de Gniezno e Poznan em 1926, Primaz da Polônia e arcebispo de Varsóvia final de 1946. É reconhecido venerável pela Catholic Church .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em uma família modesta, ele foi criado no patriotismo polonês. Aos 12 anos , atraído pela fama de Jean Bosco , foi para a Itália com o irmão mais velho para se tornar salesiano. Ele recebeu a batina das mãos de Michel Rua em 1896 . Formado pela Universidade Gregoriana em Roma , ele retornou à Polônia , onde foi ordenado sacerdote em 23 de de Setembro de 1905 .

Em 1919 foi nomeado superior dos salesianos da província polonesa. Em seus três anos no cargo, ele iniciou a fundação de dez novas comunidades. Em 1926 , o Papa Pio XI nomeou-o bispo de Katowice , antes de criá-lo cardeal em20 de junho de 1927. Ele presidiu a Conferência Episcopal Polonesa 1926-1948 e foi responsável pela diáspora polaca, onde fundou uma nova congregação religiosa composta de sacerdotes, o Cristo da Sociedade para os emigrantes da Polônia , fundada em 1932 com o pai Posadzy.

Forçado ao exílio por causa de sua posição contra Hitler, ele encontrou refúgio em Lourdes , em seguida, o Abbey Hautecombe , onde ele foi preso pela Gestapo em3 de fevereiro de 1944. Recusando-se a apoiar a formação de um governo fascista polonês, ele foi deportado para Lorena e Wesfalia, onde foi preso até sua libertação pelos Aliados1 r abr 1945. Em seu retorno à Polônia , ele encontrou seu país nas mãos de um regime comunista, totalitário e contra a liberdade religiosa, que ele lutou até sua morte. Ele escapou de muitas tentativas de assassinato. Sua ação na expulsão do clero católico alemão da Silésia e de Breslau, em maio de 1945, foi criticada pelos católicos alemães.

Beatificação[editar | editar código-fonte]

A causa da beatificação do Cardeal Hlond começa em 9 de janeiro de 1992 em Varsóvia . O inquérito diocesano termina em 6 de março de 1998 , depois enviado a Roma para estudo da Congregação para as Causas dos Santos .

Em 19 de maio de 2018 , o Papa Francisco reconheceu que o Cardeal Hlond viveu as virtudes cristãs em grau heróico, dando-lhe assim o título venerável , o primeiro passo antes da canonização .

Referências[editar | editar código-fonte]