Augusto Ferreira do Amaral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ferreira do Amaral
Ministro(a) de Flag of Portugal.svg Portugal
Período VII Governo Constitucional
  • Ministro da Qualidade de Vida
Dados pessoais
Nascimento 15 de junho de 1942 (77 anos)
Lisboa
Progenitores Pai: João Maria Barreto Ferreira do Amaral
Partido Partido Popular Monárquico[1]
Profissão Advogado

Augusto Martins Ferreira do Amaral (Lisboa, 15 de junho de 1942) é um advogado, genealogista e político português,[1] que usa o título de 3.º Barão de Oliveira Lima.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Maria Barreto Ferreira do Amaral, que usou o título de 2.º Barão de Oliveira Lima, e de sua mulher Maria José da Graça Facco Viana de Oliveira Martins, trineta por via matrilineal do sobrinho paterno e de sua mulher a filha do 5.º Marquês de los Soidos Grande de Espanha de 1.ª Classe, descendente cada um deles do irmão primogénito de António de Faria, e de ascendência Italiana e Francesa.[1] É pretendente ao título de Barão de Oliveira Lima, que foi utilizado pelo seu pai e pela sua trisavó. É sobrinho-neto de Álvaro Salvação Barreto, sobrinho bisneto de António Maria da Silva Barreto, 12.º neto de Gil Vicente e de sua segunda mulher Milícia Rodrigues, descendente duma sobrinha paterna bastarda de D. Francisco de Almeida, filha bastarda do 2.º Conde de Abrantes e 15.° neto dum parente da geração do pai de Gustavo I da Suécia da Casa de Vasa. É o irmão mais velho de Joaquim Martins Ferreira do Amaral e de João Martins Ferreira do Amaral.

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, dedicou a sua carreira profissional à advocacia.

Em 1978 foi Secretário de Estado da Estruturação Agrária[1] no III Governo Constitucional e, em 1981, ministro da Qualidade de Vida[1] no VII Governo Constitucional. Foi dirigente do Partido Popular Monárquico e foi deputado à Assembleia da República pela Aliança Democrática.

Foi vogal do Conselho de Nobreza,[1] presidente da Causa Monárquica e dirigente da Federação das Reais Associações. É investigador e publicista e sócio efetivo do Instituto Português de Heráldica.

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f «Família Ferreira do Amaral». Arquivo Nacional / Torre do Tombo. Consultado em 17 de Dezembro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.