Augusto Xavier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augusto Xavier
Nascimento 24 de maio de 1962 (54 anos)[1],
Santa Maria, RS, Brasil Brasil
Atividade 1978 - presente

Augusto Xavier (Santa Maria, RS, 24 de maio de 1962) é um jornalista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em jornalismo pela Centro de Ensino Unificado de Brasília, iniciou sua carreira em 1978, em Santa Maria, na RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Convidado por Alice Maria e Antonio Brito - depois de passar num teste comandado por Léo Batista na TV Globo Rio - foi contratado para a Rede Globo em Brasília em 1980, onde apresentou o DFTV, foi transferido para São Paulo em 1985 onde comandou o SPTV e o Globo Rural. Em 1992, passou a apresentar o Jornal Hoje, que já apresentava eventualmente com Leda Nagle, em dupla com Cláudia Cruz, Valéria Monteiro e Cristina Ranzolin e o RJTV 2º edição.

Sai da Globo em 1995, faz campanha publicitária intitulada TV Pão de Açúcar por 2 anos. É contratado pela Rede Manchete no Rio em 1997, onde apresenta o Jornal da Manchete, "Na Rota Do Crime" e o Programa de Domingo ao lado de Geórgia Wortmann. Pouco depois deixa o telejornal convidado para atuar na telenovela Brida em (1998), que teve seu final abortado devido à crise pela qual a Manchete passava, que culminou no seu fechamento no ano seguinte. Chegou a gravar algumas cenas com o elenco, mas seu personagem foi ao ar. Augusto Xavier voltou ao Jornalismo e permaneceu na Manchete até seu último dia, inclusive apresentando o Primeira Edição, que não era nada mais do que o antigo Jornal da Manchete, mas sem qualquer citação ao nome da emissora.

De volta a São Paulo, apresentou o primeiro telejornal da RedeTV!, na estréia da emissora, em 15 de novembro de 1999. Ficou na bancada do Jornal da TV!, atual RedeTV! News, até 2005, quando foi remanejado para o TV Esporte Notícias. Em 2008 voltou a apresentação do RedeTV! News ao lado de Rita Lisauskas. Augusto Xavier também é músico, toca guitarra, baixo e teclado, faz seus próprios vídeos caseiros publicados no Youtube, como hobby. Fundou as bandas Covers U2, e Pink Floyd Cover no início da década de 90. As bandas fizeram sucesso nas antigas casas de shows Aeroanta e Dama Xoc em São Paulo. Excursionou pelo interior de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em apresentacões. Augusto Xavier também é astrônomo amador. Em 2011 lançou o livro "Mundo Novo,a expansão dos horizontes pela astronomia", editado em ebook pelo site smashwords.

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Márcia Peltier
Apresentação do Jornal da Manchete
19981999
Sucedido por
-
Precedido por
Rodolpho Gamberini
Apresentação do RedeTV! News
20092015
Sucedido por
Luciano Faccioli
Precedido por
-
Apresentação do Jornal da TV!
19992005
Sucedido por
Marcelo Rezende
Precedido por
Fernando Vanucci
Apresentação do TV Esporte Notícias
20052008
Sucedido por
Cristina Lyra