Aum Shinrikyo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Aum Shinrikyo, também conhecido como Aleph ou ainda em português Ensinamento da Verdade Suprema, é um grupo religioso fundado por Shoko Asahara. O grupo ganhou notoriedade internacional em 1995, quando vários de seus seguidores efetuaram ataques ao sistema de metro de Tóquio com o uso do gás Sarin.[carece de fontes?]

Doutrina[editar | editar código-fonte]

As bases da doutrina Aum são as escrituras budistas incluídas no cânone Pali, os textos sagrados do Budismo Theravada. Outros textos religiosos também são usados, incluindo um número de sutras do Budismo Tibetano, sutras hindus e escrituras taoistas. Entretanto há controvérsia se o grupo Aum pode ser chamado de uma organização budista, ou outras definições, como por exemplo um culto destrutivo.[carece de fontes?]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Shimazomo, Susumu "Aum Shinrikyo". Encyclopedia of New Religious Movements. Ed. Clarke, Peter B. Londres: Routlege. 50-52. ISBN 9780415267076 Consultado em 2015-12-06. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aum Shinrikyo
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.