Austrobaileyaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAustrobaileyaceae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Ordem: Austrobaileyales
Família: Austrobaileyaceae
(Croizat) Croizat (1943)
Géneros
Ver texto

Austrobaileyaceae é o nome botânico de uma família de plantas com flor. Esta família é reconhecida pela maioria dos taxonomistas.

O sistema APG II, de 2003, reconhece a família e coloca-a na ordem Austrobaileyales. Esta ordem é aceite como sendo uma das mais basais na linhagem das angiospérmicas. A família é composta por um único género, Austrobaileya, com duas espécies originárias do nordeste da Austrália.

Outros sistemas[editar | editar código-fonte]

O sistema de Cronquist, de 1981, coloca a família na ordem Magnoliales, na subclasse Magnoliidae, na classe Magnoliopsida [=dicotiledóneas] da divisão Magnoliophyta [=angiospérmicas].

O sistema de Thorne (1992) coloca a família na ordem Magnoliales, na superordem Magnolianae, na subclasse Magnoliideae [=dicotiledóneas], na classe Magnoliopsida [=angiospérmicas].

O sistema de Dahlgren coloca a família na ordem assigned Annonales, superordem Magnolianae, na subclasse Magnoliideae [=dicotiledónea]s, na classe Magnoliopsida [=angiospérmicas].

O sistema de Engler, na sua revisão de 1964, coloca a família na ordem Magnoliales, subclasse Archychlamydeae, na classe Dicotyledoneae, na subdivisão Angiospermae

Ligações externas[editar | editar código-fonte]