Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas (AME) é uma entidade civil, de direito público, de regime especial, com personalidade jurídica própria dispondo de autonomia didática, científica, econômica, financeira e administrativa. A AME, tem por finalidade criar, instalar e manter, sem fins lucrativos, estabelecimentos de ensino, de todos os graus e ramos, com objetivo de ensino, pesquisa, extensão e formação profissional.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 23 de dezembro de 1965, o poder público municipal de Poços de Caldas criou a Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos de Filosofia, Pedagogia, Letras e Matemática. O primeiro vestibular aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 1966.

A Faculdade possuía, no início da década de 1970, patrimônio próprio, constituído de prédio e terreno, depósitos bancários e bens móveis, assegurando assim, as condições econômico-financeiras capazes de manter e desenvolver os cursos instalados. Desejando ampliar o número de estabelecimentos de ensino superior em Poços de Caldas, o governo municipal resolveu criar uma Autarquia de âmbito maior para que a mesma fosse a entidade mantenedora, não só da Faculdade Municipal de Filosofia, mas também de outras faculdades que por ventura viessem ser criadas.

Cessão para a PUC-MG[editar | editar código-fonte]

Em 1996, foi celebrado convênio entre a AME, a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e a Sociedade Mineira de Cultura, entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais que transferiu à última os cursos superiores mantidos pela primeira, além de ceder em comodato todas as suas instalações.

Retomada das atividades de ensino[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2002, a AME retoma suas atividades no ensino superior para atualizar a busca do serviço educacional-pedagógico através de convênio celebrado com a Faculdade de Educação da UEMG , instalando-se o curso de Pedagogia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio eletrônico oficial