Autogoverno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Autogoverno é um conceito abstrato que pode se referir a diversas escalas de organização.

Ele pode ser utilizado para descrever um povo ou grupo apto a exercer todas as funções necessárias do poder sem intervenção de qualquer autoridade que eles mesmos não possam alterar. Então, o autogoverno está normalmente associado com contextos em que ocorreram o final de um governo colonial, absoluto ou uma monarquia, bem como demandas por autonomia para regiões geográficas, étnicas ou religiosas que veem-se como não-representadas ou insuficientemente representadas em um determinado governo nacional. Ele é, portanto, um princípio fundamental do governo republicano e da democracia, bem como do nacionalismo.

Normalmente, quando o autogoverno de um Estado é discutido, ele é chamado de soberania nacional – um conceito importante no direito internacional.

O autogoverno é a característica mais significativa no processo de desenvolvimento das colônias norte-americanas.

Esse autogoverno remonta a uma tradição inglesa formada com as revoluções do século XVII, de manutenção dos direitos fundamentais dos homens livres.