Autoimunidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Autoimunidade
Classificação e recursos externos
CID-9 279.4
OMIM 109100
DiseasesDB 28805
MeSH D001327

Autoimunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de autotolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença autoimune. Exemplos famosos incluem a diabetes mellitus tipo 1, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatóide.[1]

São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efetuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas autoimunes são frequentes, porém transitórias e reguladas. A auto-imunidade como causadora de doenças não é frequente, uma vez que existem mecanismos que mantêm um estado de tolerância aos epítopos que são partes de uma estrutura reconhecidas pelo sistema imune do próprio organismo. As doenças autoimunes têm etiopatonogênese complexa e multifactorial.

Mecanismos de autoimunidade[2][editar | editar código-fonte]

- Falha na morte celular programada Apoptose por anormalidades no FAS ou FAS-L, Fas é um membro da família de receptores ao fator de necrose tumoral (TNF), e FasL é homólogo à citocina.

- Perda da anergia da célula T: A anergia ocorre quando as células T CD4+são expostas a um antígeno na ausência de co-estimulação ou imunidade natural tornando-as incapazes de responder a este antígeno devido alterações bioquímicas ou genéticas, dando origem ao estado de anergia. Pode ocorrer nos processos inflamatórios, infecções e necrose tecidual, onde se tem APCs (células apresentadoras de antígeno) ativadas que poderão apresentar antígenos próprios aos linfócitos e expressar moléculas coestimulatórias;

- Ativação policlonal de linfócitos (ex: infecção com produção de superantígenos);

- Reação cruzada entre antígenos próprios e microbianos;

- Liberação de antígenos sequestrados (ex: processos inflamatórios);

- Defeito na regulação de linfócitos Th1 e Th2;

- Falha do linfócito T supressor;

Doenças autoimunes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robazzi, Teresa Cristina Martins Vicente; Fernando Fernandes. . "Autoimmune thyroid disease in patients with rheumatic diseases". Revista Brasileira de Reumatologia 52 (3): 423–430. DOI:10.1590/S0482-50042012000300011. ISSN 0482-5004.
  2. Matos, André. «Tolerância e autoimunidade» (PDF). Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal. Universidade Federal da Bahia. Consultado em 14/10/2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.