Autorrotação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Autorrotação é um fenónemo aerodinâmico onde o deslocamento horizontal mantêm a rotação de um rotor de uma aeronave, gerando sustentação.[1] Esse efeito melhora a segurança operacional de um pouso de emergência e caso de falhas e panes em helicópteros.

Este fenômeno serve de mecanismo de voo caso de falha do motor. Ao desacoplar o motor do rotor, por um sistema conhecido como roda livre, que tem um princípio como o da bicicleta "quando paramos de pedalar ela ainda continua andando" o helicóptero tem um mecanismo similar e no caso de uma pane do motor seja ele convencional ou turbo jato, os rotores continuam a girar e o helicóptero entra em uma manobra de emergência conhecida como auto-rotação permitindo assim aterrissar de forma segura.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.