Autotrofismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Árvore da Vida.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Autotrofismo ou autotrofia (grego auto, próprio + trofein, alimentar-se), em biologia, é o termo designado aos seres vivos que utilizam recursos químicos tais como luz, H₂O,compostos inorgânicos como NH3 e H2S e Fe2+ para produzir energia para seu metabolismo, sendo assim convertem compostos inorgânicos em orgânicos.Os indivíduos que fixam a energia solar e através de vias metabólicas transformam em energia química produzindo compostos orgânicos como carboidratos, são os chamado seres fotoautotróficos e como exemplo de organismos que realizam esse tipo de assimilação energética que também é chamada de fotossíntese estão as cianobacterias, algas, e plantas.Os organismos que utilizam em sua via metabólica os compostos inorgânicos como NH₃, H₂S, Fe2+ ou CO₂ para produzir energia e consequentemente gerar produtos orgânico através do processo de oxidação, são chamado de quimiotróficos, são eles algumas espécies de bactérias nitrificadoras, bactérias que oxidam S e bactérias que oxidam Fe. Contudo, os animais, fungos, protozoários e algumas bactérias são considerados heterótrofos [1].

Referências

  1. Voet, Donald; Voet, Judith G. (1 de janeiro de 2013). Bioquímica - 4ed. [S.l.]: Artmed Editora. ISBN 9788582710050 


Ver também[editar | editar código-fonte]