Avós da Praça de Maio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro:Mr.Doradinho 17 Bienal Rio de Janeiro 2.jpg
Estela de Carlotto, durante debate sobre direitos humanos, no estande da Argentina, país homenageado na 17ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Foto:Vladimir Platonow/ABr

Associação Civil Avós da Praça de Maio (Abuelas de Plaza de Mayo) é uma organização de direitos humanos argentina que tem como finalidade localizar e restituir todas as crianças sequestradas ou desaparecidas pela ditadura militar argentina (1975-1983) às suas legítimas famílias, criar as condições para prevenir este crime contra a humanidade e obter o castigo correspondente para todos os responsáveis. É presidida por Estela Barnes de Carlotto e tem sua sede central em Buenos Aires.

Em 10 de dezembro de 2003, Estela de Carlotto recebeu o Prêmio de Direitos do Homem da ONU, e em 12 de maio de 2008 a Associação foi nominada ao Prêmio Nobel da Paz.

Em agosto de 2014, Estela de Carlotto anunciou à imprensa ter encontrado Guido, filho de sua filha Laura. Laura Carlotto foi presa em 26 de novembro de 1977 a Buenos Aires enquanto estava grávida de dois meses e meio, antes de ser assassinada por seus captores.

Ver também[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Avós da Praça de Maio