Avant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Avant
Da esquerda pra direita: Flip Quadros e Thiago Silva.
Informação geral
Origem Campo Grande, MS[1]
País  Brasil
Gênero(s) Pop[2]
Período em atividade 2015—atualmente[1]
Integrantes Thiago Silva (vocal)
Flip Quadros (bateria)
Página oficial Site oficial

Avant é uma banda de pop formada em Campo Grande, MS, em 2015, por Thiago Silva e Flip Quadros. Lançou seu primeiro single, "Sonhando com Você", em 2017[3]. Atualmente reside em São Paulo e tem como seus últimos lançamentos as músicas "Chama"[2] e "Quando Você Passa"[4].

História[editar | editar código-fonte]

Em sua entrevista para a rádio CBN[5] a banda falou sobre o início do projeto, que começou com a mudança do vocalista Thiago de Três Lagoas para Campo Grande, com o intuito de formar a banda. Pela internet conheceu o Clayton (guitarrista) e o Lucas (guitarrista), na sequência conheceu o Flip (baterista), em um show do Paralamas do Sucesso, e por último, o Felipe (baixista), por indicação do dono do estúdio onde ensaiavam[5]. Com a formação completa a banda começou a se apresentar nas casas de shows da cidade e logo ganhou notoriedade pelo seu repertório dançante com influência de funk norte-americano e soul[6][7].

Em 2016 receberam o convite da TV Morena, filial da Rede Globo, para participarem do programa Meu Mato Grosso do Sul[8]. Essa edição do programa, da qual foi ao ar no dia 1 de abril do ano seguinte, contou com a apresentação da música que seria a primeira música de trabalho da banda, "Sonhando com Você"[8], da qual, Thiago teve a ideia através de um sonho[9][5].

No mesmo ano eles tiveram a honra de serem convidados a um evento da AACC ao lado de outros grandes artistas do MS para a arrecadação de fundos para as instalações da nova ala de tratamento oncológico pediátrico. Podendo, assim, contribuir, mesmo que indiretamente, no tratamento das crianças e adolescentes portadores de câncer[10][11]. Após esse convite a banda se tornou engajada à causa, participando de outros eventos da instituição, como o McDia Feliz, do qual tocaram por três edições consecutivas, se ausentando apenas por conta de sua mudança de cidade[12].

Antes do encerramento de 2016, com a abertura de uma nova emissora de TV, a TV Conceito, a Avant, ao lado de outros grandes artistas do cenário, foi convidada para o evento de inauguração, do qual eles tiveram parte na produção. O evento foi gravado e exibido para todo o estado. Posteriormente, o grupo lançou o show daquela noite em seu canal do YouTube, preferindo o formato digital ao DVD[13][14].

Em maio de 2017 a banda entrou em estúdio para gravação do seu primeiro single, com a produção de Marcelo Fraga, mais conhecido como Marcelo Baiano, reconhecido por participar de projetos como Michel Teló, César Menotti & Fabiano e Vida Sertaneja[9]. Além também, da participação de Bolha, baterista reconhecido por participar de projetos como Michel Teló, Bruninho & Davi e Maiara & Maraisa, que com sua empresa QG Drums, contribuiram com a banda nesse processo de gravação[9].

Em junho, para a gravação do videoclipe da música a banda contou com a participação do fã clube que aparece nas cenas do vídeo junto a banda em uma festa em um container[15].

Pouco antes do lançamento do single, em matéria do portal É Pop na Web, a banda anuncia ser formada por apenas quatro integrantes, com Clayton não fazendo mais parte do projeto.[16]

No dia 29 de agosto a banda transmitiu uma live no Facebook de pré lançamento da música[17]. Porém apenas no dia 15 de setembro foi que ocorreu o lançamento oficial da música e do clipe numa das mais renomadas casas de show da cidade[3].

Avant durante show na Praça da Liberdade em 2019

Em entrevista ao G1, Thiago comera a marca de mil plays da música no Spotify em pouco mais de 24 horas e comenta como tem sido a trajetória da banda desde a sua mudança de Três Lagoas até o lançamento da música[18].

Segundo a matéria que saiu no jornal A Crítica, o clipe do single foi possível graças a marca Empodera, que patrocinou e contribuiu com o lançamento, fazendo com que o videoclipe chegasse a marca de 30 mil visualizações em menos de 24 horas na página da empresa[19].

Após o lançamento do single a banda iniciou uma turnê local, passando a fazer por volta de 15 shows por mês no estado de Mato Grosso do Sul e englobando, também, o estado de São Paulo[18].

Em 2018 eles deram inicio ao "Avant convida", série de lives onde artistas locais se juntavam ao grupo para tocarem e levarem ao público curiosidades e notícias sobre a cena local[19].

Devido ao desempenho do single lançado, o mesmo chamou atenção de Rick Bonadio, fazendo com que a banda, no mesmo ano, fosse a São Paulo, conversar sobre futuros projetos juntos. Porém em meio a esse período em que estavam planejando a produção das próximas músicas a banda recebeu a indicação de TIN, produtor conhecido por trabalhar com Pabllo Vittar no remix da música "Indestrutível"[2][20]. Findando a procura por um novo produtor a banda fechou com TIN, que toma a frente das produções do projeto a partir desse ano.

Em julho eles anunciam em sua página do Facebook as boas vindas ao PH[21], que veio para assumir as guitarras da banda e em entrevista à CBN, em agosto, eles falaram sobre essa nova fase com a nova formação, sobre o processo de produção das novas músicas e sobre o lançamento de um pocket show para o próximo ano.[5]

No dia 7 de junho, a banda gravou um pocket show especial de mês dos namorados, do qual foi lançado em seu canal do YouTube. Esse show incluiu a versão ao vivo da "Sonhando com Você", única música do show lançada nas plataformas[22][23].

Na semana do dia de São Patrício em 2019, a Avant se apresentou num evento inédito ao ar livre em São Paulo, o St. Patrick's Week. O evento contava com bar as alturas, içado a 30 metros do chão e trio elétrico para as apresentações dos shows. Apenas três bandas que se apresentaram no evento, além da Avant, e uma delas era a Velhas Virgens[24][25].

Entre idas e vindas a São Paulo, para apresentações e produções de novas música, a banda preferiu mudar-se para a Capital paulista. Assim, dando início a sua nova fase, porém agora, apenas com Thiago e Flip[26][2]. Em entrevista para o Aparato do Entretenimento, o duo diz estar consciente dos novos desafios, mas que mantêm um olhar positivo sobre a vida, e esperam que sua história possa motiva outras pessoas a não desistirem de seus sonhos[26].

No dia 28 de novembro eles participaram do programa Papo em Dia, da Rede Brasil, apresentado por Luciano Faccioli, Gisele Alves e Décio Piccinini. Nesta participação o duo contou sobre sua trajetória, sua mudança para São Paulo, os shows que têm tomado abrangência ao litoral paulista nas cidades de Santos e Guarujá e apresentou duas músicas inéditas. Essa edição do programa foi marcada também pela cobertura do velório do Gugu Liberato, apresentador importante para história da TV brasileira e reconhecido pelo Programa do Gugu, exibido pelo SBT[27][28].

Na semana seguinte participaram da Virada Black, evento que acontece em um dos maiores pontos turísticos de São Paulo, a Praça da Liberdade Japão, e que reúne milhares de pessoas a cada edição. O evento também contou com a participação da cantora Aline Barros[29][30].

Em 2020 a Avant iniciou o ano com música nova, e no dia 7 de fevereiro "Chama" chega as plataformas[26][31]. Para o lançamento do single o duo participou da rádio Mix Santos e antes de fechar o mês, comemoraram a marca de mais de 80 mil plays no Spotify[32][33].

No dia 31 de julho lançaram o single "Quando Você Passa"[4][34], e como evento de lançamento, por conta da quarentena devido ao COVID-19, fizeram um pocket show acústico via live através do Facebook e Instagram, onde apresentaram algumas releituras, como uma nova versão da música "Sonhando com Você", além de comentarem sobre como foi o processo de lançamento e sobre a história da música "Quando Você Passa"[35].

Membros[editar | editar código-fonte]

Integrantes
Thiago Silva — vocal (2015—presente)
Flip Quadros — bateria (2016—presente)
Músicos de apoio
Rafael Bierhals — guitarra (2019—presente)
Ex-integrantes
PH Ronchi — guitarra (2018—2019)
Felipe Soares — baixo (2016—2019)
Lucas Ricci — guitarra (2015—2018)
Clayton Scatolin — guitarra, vocal (2015—2017)
Linha do tempo

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single
2017 Sonhando com Você
2020 Chama
2020 Quando Você Passa
Como artista convidado
Ano Música Álbum
2019 "Som da Cidade"
(com Davi Pierre e Roni Espíndola)
Som da Cidade[37]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Música Ano Álbum Diretor
"Sonhando com Você" 2017 Sonhando com Você André Barbosa[15]
"Sonhando com Você" (ao vivo) 2019 Lenni Santtos[23]
Hector Diego[23]

Referências

  1. a b «Com estilo, Avant surge para conquistar os campo-grandenses». MS Notícias. Consultado em 31 de maio de 2020 
  2. a b c d «Duo Pop Avant tem trabalho inspirado Funk norte-americano». Acesso Music. Consultado em 31 de maio de 2020 
  3. a b c «Avant lança clipe da primeira música autoral». a crítica. Consultado em 31 de maio de 2017 
  4. a b c «Quando Você Passa». Spotify. Consultado em 31 de julho de 2020 
  5. a b c d «Com um single lançado, Avant se prepara para o próximo». CBN. Consultado em 31 de maio de 2020 
  6. «Avant agita Morada neste sábado». JD1 Notícias. Consultado em 31 de maio de 2020 
  7. «#SábadoNoSESC». SESC MS. Consultado em 31 de maio de 2020 
  8. a b «Música autoral também faz parte do repertório da Avant». Globo Play. Consultado em 31 de maio de 2020 
  9. a b c «Do celeiro Sertanejo surge uma aposta do Pop». Terra. Consultado em 31 de maio de 2020 
  10. «Avant faz Show Beneficente». R7 - Balanço Geral. Consultado em 31 de maio de 2020 
  11. «Evento da AACC/MS traz Avant e On The Road em festa da solidariedade». CampoGrande.net. Consultado em 31 de maio de 2020 
  12. «McDia Feliz terá programação especial com a AACC/MS em Campo Grande». Portal da Educativa. Consultado em 31 de maio de 2020 
  13. «Novo formato de televisão em MS». Campo Grande News. Consultado em 31 de maio de 2020 
  14. «Avant ao vivo na TV Conceito». YouTube. Consultado em 31 de maio de 2020 
  15. a b «Sonhando com Você - Avant». YouTube. Consultado em 31 de maio de 2019 
  16. «Do celeiro sertanejo surge uma aposta do Pop». É Pop na Web. Consultado em 31 de maio de 2020 
  17. «Pré lançamento oficial do single "Sonhando com Você"». FaceBook. Consultado em 31 de maio de 2020 
  18. a b «Jovem abandona mestrado para se dedicar à música pop na terra do sertanejo». G1 MS. Consultado em 31 de maio de 2020 
  19. a b «Empodera apoia Avant e Vitória Filiú em projeto musical, pág. 24». Jornal a crítica. Consultado em 31 de maio de 2020 
  20. «Indestrutível - TIN Remix - Pabllo Vittar». Spotify. Consultado em 31 de maio de 2020 
  21. «Show de estreia». FaceBook. Consultado em 31 de maio de 2020 
  22. «Semana musical do Sesc Morada dos Baís segue com samba, pop e rock». Portal da Educativa. Consultado em 31 de maio de 2020 
  23. a b c «Sonhando com Você (ao vivo) - Avant». YouTube. Consultado em 31 de maio de 2019 
  24. «St. Patricks Week terá festa ao ar livre em São Paulo». Tudo para Homens. Consultado em 31 de maio de 2020 
  25. «St. Patrick's em São Paulo». Olhar Turístico. Consultado em 31 de maio de 2020 
  26. a b c «Duo Pop Avant chega a São Paulo». Aparato do Entretenimento. Consultado em 31 de maio de 2019 
  27. «Programa Papo em Dia». Rede Brasil. Consultado em 31 de maio de 2020 
  28. «Duo Pop Avant nesta sexta em Campo Grande». Blog do Alex Fraga. Consultado em 31 de maio de 2020 
  29. «Árvore de Natal Oriental, música ao vivo e drones noturnos agitam a Virada Black deste ano». São Paulo para Crianças. Consultado em 31 de maio de 2020 
  30. «Segunda edição da Virada Black». Ikesaki. Consultado em 31 de maio de 2020 
  31. a b «Chama - Avant». Tidal. Consultado em 31 de maio de 2020 
  32. «Entretenimento Cultural com Avant e Lindaci Carvalho». Rádio Mix Santos. Consultado em 31 de maio de 2020 
  33. «Chama Avant». Spotify. Consultado em 31 de maio de 2019 
  34. a b «Quando Você Passa - Avant». Tidal. Consultado em 31 de maio de 2020 
  35. «Live de lançamento da "Quando Você Passa"». Facebook. Consultado em 31 de maio de 2020 
  36. «Chama - Avant». Apple Music. Consultado em 31 de maio de 2020 
  37. «Som da Cidade - Davi Pierre». Spotify. Consultado em 31 de maio de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.