Avareza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Avareza ou sovinice é a dificuldade e o medo de perder algo que possui, como bens materiais e recursos. Uma pessoa avarenta é popularmente chamada de pão-duro, mão-de-vaca, unha-de-fome ou muquirana. É um dos sete pecados capitais, conforme o catolicismo (CIC, n. 1866), representando o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences e é uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.

Uma pessoa avarenta é relutante em gastar dinheiro, muitas vezes a ponto de renunciar até mesmo confortos básicos e algumas necessidades.

Pessoas avarentas também podem ser chamadas de "Mão de figa", ou seja, não abre a mão para gastar o seu dinheiro. Alusão à forma da figa, amuleto que é representado pela mão fechada.

Na Religião[editar | editar código-fonte]

Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses.

No Cristianismo, a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice, pode ser incluída como parte desse pecado.

No Confucionismo tradicional chinês, pessoas que são relacionadas com dinheiro, como senhores de terras e comerciantes, eram consideradas pessoas de baixa ordem na sociedade, inferiores aos camponeses que cultivavam o solo. Elas eram condenados em representações simbólicas como avarentas e punidas com tempos de penúria.[1]

No Budismo, a pessoa deve se desapegar de bens materiais e da necessidade de prazer para poder evitar o sofrimento.

Na ficção[editar | editar código-fonte]

Na ficção, há personagens com avareza exagerada com objetivo de fazer humor ou para ser um contra-exemplo para ensinar virtudes e valores morais.

Alguns exemplos:

Referências

  1. Keith McMahon (1995), Misers, shrews, and polygamists, Duke University Press 
  2. Jennifer Doane Upton, Dark Way to Paradise 
  3. Jennifer Doane Upton, Dark Way to Paradise 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons