Avemetatarsalia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAvemetatarsalia
Ocorrência: Triássico médio-Presente
Panaves diversity.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Infraclasse: Archosauromorpha
(sem classif.) Archosauria
(sem classif.) Avemetatarsalia
Benton, 1999
Clades

Avemetatarsalia (significando "aves metatarsais") é o nome de um clado estabelecido pelo paleontólogo britânico Michael Benton em 1999 para todos os Avesuchia (grupo de arcossauros) que estão mais perto dos dinossauros do que dos crocodilos.1

Uma descrição do pequeno arcossauro Scleromochlus com uma cladística análise de sua posição filogenética demonstrou que Scleromochlus é mais próximo dos dinossauros do que dos Crurotarsi (grupo onde se encontram os crocodilos), porém Jacques Gauthier o considerou como um não-Ornithodira, pois o grupo contém o último ancestral comum dos dinossauros e dos pterossauros, assim como todos os seus descendentes 1 , no caso das aves, descendentes dos dinossauros.

Em 2001, o grupo foi renomeado para Panaves (significando "todas as aves", em latim) pelo paleontólogo Jacques Gauthier, definido como o grupo que engloba o maior grupo de arcossauros incluindo as aves, mas não a Ordem Crocodylia.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Os Avemetatarsalia engloba o gênero Scleromochlus e o grupo Ornithodira, que por sua vez engloba os Pterossauros e os Dinosauromorpha.

Os Dinosauromorpha englobam os gêneros Dromomeron e Lagerpeton, além dos Dinosauriformes.

Os Dinosauriformes englobam os gêneros Eucoelophysis, Lagosuchus, Lewisuchus, Marasuchus, Pseudolagosuchus, Sacisaurus e Silesaurus, além dos dinossauros, que por vez, engloba todas as aves.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Benton, M.J. (1999). Scleromochlus taylori and the origin of dinosaurs and pterosaurs. Philosophical Transactions of the Royal Society of London 354:1423-1446.