Avenida Atlântica (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista da avenida, sentido Socorro.

Avenida Atlântica é uma importante via do subúrbio da zona sul de São Paulo, Brasil. Conhecida então informalmente como avenida Atlântica, foi oficializada com o nome de "Avenida Robert Kennedy" em 1979, homenagem do então prefeito da cidade, Olavo Setúbal, ao senador americano homónimo, assassinado em 1968. Em 2010, voltou a se chamar Atlântica[1][2]. A Avenida Atlântica fica situada nas redondezas da represa Guarapiranga.

Liga o Largo do Socorro à Avenida Senador Teotônio Vilela, sendo uma importante via da região do extremo sul de São Paulo. Faz ligação dos distritos de Santo Amaro e Socorro a Cidade Dutra e Grajaú. A avenida beira a Represa de Guarapiranga, passando pelos bairros de Interlagos, Veleiros e Santa Helena e conta com o Corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, fast foods, casas de show, praças, etc.

Em dezembro de 2009, a avenida foi decorada para as festas de fim de ano.

Durante celebrações de fim de ano, é instalada uma das grandes árvores de Natal da cidade, a Árvore de Natal da Guarapiranga, entre a própria avenida e a represa.

Na avenida está sendo construído um novo shopping center, o Veleiros Plaza Shopping, onde se localizava o antigo Clube Cafe[3].

História da Avenida[editar | editar código-fonte]

Margem da Represa de Guarapiranga.

Em 1927 ocorreu um fato histórico na represa de Guarapiranga, o local foi submetido a um pouso forçado. O ocorrido era sobre um importante marco para a aviação mundial que era a primeira travessia do Atlântico sem suporte marítimo, os pilotos do aviões eram Francisco Di Pinedo comandante da força aérea Italiana e João Ribeiro de Barros comandante aéreo brasileiro.[4] Tamanho foi a repercussão que trouxe a São Paulo, Francesco Matarazzo a Santo Amaro[5] , e então por conta do que aconteceu foi realizado por Ottone Zorlini um artista italiano, em 1929[6] um monumento de nome "Monumento dos Aviadores" localizado no parque da Barragem, na represa de Guarapiranga.

Na década de 60, na época aconteceu a mudança do nome da avenida de Av. Atlântica para Av. Robert Kennedy que era uma homenagem ao irmao do presidente americano John Kennedy que estava de passagem pelo Brasil.

Em contrapartida a  Lei nº 14.454, de 27 de junho 2007[7], restringe a modificação de nomes estrangeiros em ruas, avenidas, praças e logradouros públicos em língua diferente da nacional. Portanto assim voltando a ser Avenida Atlântica.

Parque Praia São Paulo[editar | editar código-fonte]

Localizado na altura do nº3.540 da Av. Atlântica, o parque foi implantado em parceria com Prefeitura Regional da Capela do Socorro, apresenta seu primeiro trecho conhecido como Praia do Sol e foi inaugurado em 26 de julho de 2009.[8] [9]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Possuindo playground infantil e da longevidade, pistas de caminhada, áreas de plantio de árvores nativas, ciclovia, área para banhistas, quadras de areia e sanitários, é um parque voltado para o lazer, contemplação e práticas de esporte. Sua área abrange cerca de 168.700 (cento e sessenta e oito mil e setecentos) m² da orla da Represa de Guarapiranga, integrando o Projeto Orla do Guarapiranga.[10]

Flora[editar | editar código-fonte]

Dentre as espécies de vegetação terrestre presentes estão árvore-polvo, figueira-benjamim, areca-bambu, capixingui, falsa-seringueira, copaíba, jasmim-manga, iúca, seafórtia, jerivá, maricá, romãzeira e palmatória. Já entre as aquáticas então gramíneas e maciços de cataia.[8]

Fauna[editar | editar código-fonte]

Estima-se que 50 espécies de aves foram vistas, em sua maioria de áreas abertas e aquáticas. As mais observadas nas áreas úmidas são frangos-d'água, biguás, pernilongo-de-costas-brancas, marrecas silvestres, mergulhão-caçador, socós e garças. Dentre as de áreas abertas são notadas o anu-branco, caracará, pica-pau-do campo, sabiás e coleirinho. Eventualmente aparecem colhereiros, sendo notados pela plumagem rosada e bico no formato de colher. Maçaricos e Batuiruçus são vistos de passagem no parque durante suas jornadas migratórias vindas do Hemisfério Norte.[8]

Acesso[editar | editar código-fonte]

O acesso ao parque pode ser feito por ônibus, metrô ou ciclovias.

As estações de metrô e trem mais próximas são Estação Santo Amaro, presente na Linha 5- lilas do metrô ou linha 9 esmeralda da Cptm.

Os ônibus que melhor dão acesso ao parque são as de números 6913-10 TERMINAL BANDEIRA / TERMINAL VARGINHA 6960-10 Terminal Varginha - Terminal Santo Amaro, 6000-10 Terminal Parelheiros - Terminal Santo Amaro, 6970-10 Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro e 6913-21 Terminal Varginha - Itaim Bibi (circular).[10]

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

A Avenida Atlântica possui diversos pontos de interesse:

  • Vila Carioca Interlagos
  • Coração Sertanejo Bares e Rest
  • Posto de Bombeiros Salvamento Aquático
  • Clube Atlético de São Paulo

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Avenida Robert Kennedy, em São Paullo, vai virar avenida Atlântica
  2. Avenida Robert Kennedy volta a se chamar Atlântica
  3. http://www.veleirosplazashopping.com.br/localizacao.html
  4. LTDA, Vivaweb Internet. «Capela do Socorro: Avenida Atlântica :: São Paulo - Minha Cidade». www.saopaulominhacidade.com.br. Consultado em 28 de abril de 2017. 
  5. «Prefeitura Regional Santo Amaro - Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo». www.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 28 de abril de 2017. 
  6. «O que foi a Crise de 1929? - Brasil Escola». Brasil Escola. Consultado em 28 de abril de 2017. 
  7. «Lei N° 14454 DE 27 DE Junho DE 2007 « Catálogo de Legislação Municipal». legislacao.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 28 de abril de 2017. 
  8. a b c «Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo». www.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 29 de abril de 2017. 
  9. «Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo». www.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 29 de abril de 2017. 
  10. a b «Parque Praia São Paulo - Praia do Sol em São Paulo». www.areasverdesdascidades.com.br. Consultado em 29 de abril de 2017. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.